Qual animal é feito o sarapatel?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Geralmente, a carne utilizada vem do porco, do cabrito ou então do borrego. Conforme iremos mencionar na receita, você verá que seu teor gorduroso é alto. Dessa forma, a gordura é mais uma que atribui o gosto forte do sarapatel.

Um prato típico da culinária do Piauí é o tradicional sarapatel. Uma receita que leva vísceras e sangue do bode, além de várias especiarias regionais.

O termo miúdos se refere a uma grande variedade de partes dos animais que não são considerados como cortes de primeira. Entram nesta categoria coração, fígado, rins, pulmões, rabo, pés, miolo e língua.

Fígado, coração, rim, bucho e tripas (dobradinha), moela e língua são mais triviais, mas ainda podem ser encontrados em açougues o cérebro, os pulmões, o rabo e os testículos.

Buchada e sarapatel
De bode ou de carneiro: a buchada é um preparado de vísceras temperadas e cozidas em bolsas feitas do estômago (ou bucho) do próprio animal.

O termo miúdos se refere a uma grande variedade de partes dos animais que não são considerados como cortes de primeira. Dentro desta categoria estão o coração, fígado, rins, rabo, e língua. O gosto e a textura dos miúdos dependem do tipo de órgão, da espécie do animal e de sua idade.

O bofe de boi nada mais é do que o pulmão bovino. Para quem aprecia um prato culinário diferente a peça pode ser surpreendente. O bofe é uma carne rica em ferro, utilizada até por estudos da USP contra anemia e, claro, encontrada em diversas receitas, principalmente nordestinas.

Reserve. Cuidado para não cozinhar demais os miúdos como coração e fígado, pois ficam com uma textura esquisita quando isso acontece e podem amargar. O bucho pode desmanchar. Portanto, a grande arte do sarapatel é acertar o ponto.

O que é Serrabulho:
O mesmo que sarrabulho ou sarapatel, prato típico preparado com sangue e miúdos de porco ou de carneiro.

Ricos em vitaminas do complexo B, importantes na síntese de novas proteínas, favorecem a saúde dos sistemas muscular e neurológica, atua no sistema digestivo e imunológico.

grande parte dos benefícios dos miúdos suínos está no ferro e na vitamina a antioxidante. além disso são ricos em vitamina c, que age na absorção de minerais e vitamina b. entre outros nutrientes, os miúdos são ricos em fósforo, selênio, magnésio, cálcio, manganês e zinco.

Orelha, rabo, focinho, máscara, bochecha e pé.

R$ 16,99

R$ 16,99/Kg
O sarapatel é um prato típico muito popular no Nordeste.

É o corte que sobra da retirada da costela e do lombo. Quando junto com parte da costela se transforma em bisteca. Apesar de parecer ter mais osso que carne, a suã é um corte que passa muito sabor quando cozidos. A Suã com Lombo reúne o sabor do osso suíno com a carne nobre do Lombo.

A copa-lombo é considerada uma das peças suínas mais ricas, essa fama deve-se à marmorização que ela carrega (grau do acúmulo de gordura intramuscular na peça). É uma carne extremamente suculenta e ideal para ser colocada na churrasqueira.

Como se chama a barriga do porco? A Panceta Suína é um corte da região da barriga do porco que possui três camadas de carne. Dela se originam outros dois cortes bastante conhecidos e pedidos pelos clientes.

Ela lembra que o fígado bovino é fonte de proteína, além de ser muito rico em vitaminas e minerais, em especial ferro, zinco, B9, B12, vitamina A, E e D. Por isso, é um grande aliado para saúde como um todo, especialmente em casos de anemia, baixa imunidade e outros, indica a profissional.

1 – Baião de dois
Além de um ser um prato tradicional na cultura cearense, o baião de dois é sucesso entre os turistas pelo seus ingredientes bem selecionados e tipicamente brasileiros. O baião tradicional leva: arroz, feijão-de-corda e queijo coalho.