Qual animal é bom para pessoas com depressão?

Perguntado por: iribeiro2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

O cachorro é considerado o melhor pet para ajudar nos quadros de depressão. Isso pois, diferente do gato, precisam sair de casa bastante e são mais ativos para brincar, incitando uma maior realização de atividade física para os donos.

Os Animais de apoio emocional ou Animais de Assistência Emocional (Esan), ajudam pessoas com problemas psiquiátricos, como ansiedade, depressão e estresse. Eles podem ser cães, gatos, coelhos e até mesmo tartarugas, e atuam para fornecer conforto, apoio e segurança emocional ao tutor.

Fazer atividades físicas
As atividades físicas são ótimos remédios naturais para a depressão, ansiedade, transtorno do pânico e outros transtornos mentais.

Golden Retriever é um ótimo cachorro de suporte emocional
Um dos animais terapeutas mais populares é o Golden Retriever! Não é por menos: esse é um dos cachorros mais dóceis e tranquilos que você vai encontrar por aí.

Eles podem ser cães, gatos, coelhos e até mesmo tartarugas, e atuam para fornecer conforto, apoio e segurança emocional ao tutor.

Gato: ajuda para depressão e melhora na saúde mental
Estão entre os benefícios de adotar um gatinho: Redução do nível de estresse. Diminui o quadro de depressão e ansiedade. Cria o senso de responsabilidade.

Zanoni afirma que os animais de suporte emocional são aqueles que auxiliam pessoas com transtornos mentais. Eles precisam ser dóceis, de comportamento previsível e que não incomodem ou ameacem outras pessoas. "Esses animais são enquadrados em animais de trabalho.

Os animais ajudam na saúde mental por simplesmente oferecerem companhia aos tutores que moram sozinhos, evitando a solidão e o sentimento de vazio e tristeza. Ao não se sentirem sozinhos e ficarem mais seguros, os tutores conseguem reduzir os níveis de ansiedade e tristeza.

pombo

Ave sensível e pacífica, de voo sereno e elegante, o pombo foi visto como uma ave sagrada por alguns povos e enaltecido por outros como animal protetor, símbolo de paz e harmonia.

bicho-preguiça

O bicho-preguiça é o animal mais lento do mundo, tanto que dá preguiça só de ver. Brincadeiras à parte, o seu nome tem sido usado em diversas frases quando queremos fazer referência à extrema lentidão e até ao tédio. A sua visão é míope e este animal têm a audição e olfato pouco desenvolvidos.

Tartaruga

Tartaruga: Simboliza paciência, estabilidade, calma e longevidade.

Vitamina C
As principais fontes alimentares para conseguir essa vitamina são frutas cítricas, como limão, laranja, mexerica e abacaxi, e hortaliças verde-escuras, como espinafre, couve e brócolis. Por exemplo, 100 g de acerola tem 1,7 g de vitamina C.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto.

Evidências científicas sugerem que pessoas com transtornos mentais geralmente consomem comidas ricas em gordura e açúcar em excesso, além da ingestão inadequada de alimentos ricos em nutrientes.

Os chamados Animais de Assistência Emocional – Esan – ajudam pacientes com transtornos psicológicos, a exemplo de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e autismo. Além dos cachorros, estão nesta lista gatos, coelhos e até tartarugas desde que não sejam notoriamente perigosos, ferozes, venenosos ou peçonhentos.

Para se ter um animal de apoio emocional, é preciso receber um laudo do médico psiquiatra, evidenciando a necessidade de suporte.

Se você está pensando em se candidatar para ter seu cão certificado como animal de terapia, existem várias organizações especializadas que podem ajudá-lo a fazer isso. Você pode encontrar muitas dessas organizações através de uma pesquisa on-line.