Qual animal come lobeira?

Perguntado por: edias . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

A lobeira (Solanum lycocarpum) é uma planta pioneira, de crescimento rápido e realizado até em campo aberto, que produz frutos grandes e suculentos muito apreciados pelo lobo-guará. Ela fornece alimento ao animal e, em troca, ele ajuda a dispersar as suas sementes.

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) alimenta-se em sua maioria de frutas. A lobeira compõe 50% da dieta do animal. Ela possui um vermífugo natural para o animal, além de ser um dos poucos recursos encontrados em épocas de seca.

A lobeira é usada como diurético, calmante, antiespasmódica, antiofídica e antiepilética. O chá de suas folhas é indicado contra afecções das vias urinárias, cólicas abdominais e renais, espasmos e epilepsia e o chá de suas flores é indicado contra hemorroidas.

Os frutos da lobeira são comestíveis e reputados como medicinais. A polpa é enjoativa, possui cheiro muito ativo e penetrante e contém alcalóides de natureza pouco conhecida.

O polvilho lobeira são utilizados por apresentarem efeitos, calmante, sedativo, antiepilético, antiespasmódico, e anti-inflamatório. Entretanto, a principal utilização popular é para o tratamento do Diabetes Mellitus e da obesidade, reduzindo os níveis de colesterol.

Dogue alemão

Esses cães da raça Great Dane, conhecida aqui no Brasil como Dogue alemão, possuem os títulos de maior cachorro do mundo e maior cachorro da história! Saiba um pouco mais sobre eles a seguir.

Mas mesmo assim não é grave, a mordida deles é como a de um cachorro pequeno.

Os lobos-guará não atacam seres humanos. De temperamento tímido e arredio, apenas rosnam quando acuados e ameaçam avançar para proteger seus filhotes. Esses canídeos podem desenvolver um relacionamento amistoso com seres humanos, como acontece em uma estação da Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig).

O lobo brasileiro -o guará- não é nada mau, tem medo de chegar perto das pessoas e vive sozinho. Habitante do cerrado, ele é bem diferente dos lobos das florestas européias, que inspiraram contos de fadas como "Chapeuzinho Vermelho".

O lobo é um animal carnívoro e apresenta uma alimentação bastante variada, sendo comum se alimentarem de presas grandes, como veados, alces e javalis.

A fruta preferida do lobo-guará chama-se lobeira ou fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum).

O nome vulgar lobeira é por ser fruta preferida do lobo-guará.

Distribuição geográfica (fonte Flora do Brasil 2020): Nordeste (Bahia), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo), Sul (Paraná).

lobeira

Nutróloga destaca as propriedades recém descobertas da fruta
Popularmente conhecida como fruta do lobo, a lobeira apresenta diversos benefícios à saúde.

Sua frutificação é concentrada entre julho e janeiro. Multiplica-se facilmente por sementes, sendo comum encontrar plântulas em fezes de gado e lobo-guará.

Pra começar, não só pode comer, como a polpa da lobeira é bastante macia. Porém, ela apresenta um sabor ácido, exótico e meio amargo. Igualmente como outros frutos do cerrado, onde é facilmente encontrada, a lobeira é utilizada para o preparo de doces e geleias.

Continuar lendo Por que o nome lobeira?