Qual anestésico mais usado?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Pertencente ao grupo das amidas, a Lidocaína é o anestésico mais utilizado em todo o mundo e também é o mais comumente aplicado na área Odontológica.

Dentre os anestésicos locais comercializados, os mais utilizados na Odontologia são a lidocaína, a pri- locaína, a mepivacaína e a bupivacaína.

Preparação pré-anestésica: neste estágio, são utilizados ansiolíticos, como Midazolam ou Diazepam.

Sabe-se que a bupivacaína é um dos mais potentes anestésicos locais, com longa duração de ação, mas que ao mesmo tempo apresenta sérios efeitos tóxicos em relação aos outros AL, como explicado anteriormente.

Antes de tudo, quais são os tipos de anestesia? As anestesias são dividias em quatro categorias: local, plexular, geral e espinhais. No caso da anestesia local, elas são muito comuns em cirurgias superficiais. Ou seja, age somente na região aplicada onde será elaborado o procedimento.

XILOCAÍNA E LIDOCAÍNA SÃO O MESMO MEDICAMENTO. COMO COMPRAR? voltar. A Xilocaína é um dos nomes comerciais da Lidocaína, sendo um medicamento anestésico local indicado para o alívio da dor durante a realização de exames, instrumentações ou para prevenir as dores de um procedimento.

A anestesia geral faz com que você fique inconsciente. Este tipo de anestesia, embora seja muito segura, é o tipo com maior probabilidade de causar efeitos colaterais.

Anestésico lidocaína
Pertencente ao grupo das amidas, a Lidocaína é o anestésico mais utilizado em todo o mundo e também é o mais comumente aplicado na área Odontológica.

A xilocaína demonstrou ser muito eficaz quando utilizada como pomada anestésica para dor de dente. Isso porque o início da anestesia em mucosa oral ocorre entre 30 segundos e 2 minutos. Estudos feitos comprovaram a sua eficácia como analgésico pós-operatório em odontologia.

A classificação dos anestésicos locais é definida quanto à estrutura química e quanto à duração de ação, sendo os principais utilizados na Odontologia lidocaína, mepivacaína, articaína, prilocaína, cloridrato de bupivacaína.

A lidocaína é indicada para alívio da dor durante realização de exames e instrumentação (ex.: proctoscopia, sigmoidoscopia, cistoscopia, intubação endotraqueal), para o alívio temporário da dor associada a queimaduras leves e abrasões da pele (ex.: queimadura de sol, herpes zoster e labial, prurido, rachadura de seios, ...

Um dos medicamentos anestésicos mais utilizados na anestesia geral é o Propofol (Provive). Comercialmente conhecido por Diprivan, o fármaco é muito utilizado na realização de cirurgias e outros procedimentos dolorosos, deixandoo paciente inconsciente e sedado.

A primeira anestesia realizada no Brasil foi com éter, em 1847, no Hospital Militar do Rio de Janeiro pelo médico Roberto Jorge Haddock Lobo, de acordo com o livro a História Geral da Medicina Brasileira, de Lycurgo Santos Filho.

O primeiro passo para a anestesia geral foi dado por Joseph Priestley, com a descoberta do óxido nitroso em 1773.

Crises de ausência, nervosismo, apreensão, euforia, confusão, vertigem, sonolência, zumbido, visão nebulosa ou dupla, vômitos, sensação de calor, frio ou entorpecimento, contrações, tremores, convulsões, inconsciência, depressão e parada respiratória.

A lidocaína é contraindicada em pacientes com conhecida hipersensibilidade a anestésicos locais do tipo amida ou a qualquer um dos componentes da fórmula. A epinefrina é contraindicada em pacientes com hipertiroidismo ou doença cardíaca grave, particularmente quando a taquicardia está presente.

Fator importante na escolha do anestésico

  1. Tipo de procedimento a ser realizado;
  2. Período de tempo de duração do procedimento;
  3. Necessidade de hemostasia;
  4. Necessidade ou não de controle da dor pós-operatória.

A anestesia raquidiana é um tipo de anestesia regional que torna insensível à dor apenas uma parte do corpo, fazendo com que o paciente mantenha a consciência durante o procedimento cirúrgico. Pode ou não ser associada a uma sedação, na qual o paciente fica sonolento, dormindo e, geralmente, não se lembra de nada.

Raquianestesia: anestesia aplicada na coluna e geralmente usada para cesariana, situação em que ela retira a sensibilidade da parte inferior do abdome e das pernas, com duração de aproximadamente 3 ou 4 horas.