Qual alteração poderá ser encontrada em um paciente que tenha uma tumoração no cerebelo?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Se o tumor está localizado no cerebelo, que controla a coordenação, a pessoa pode ter problemas para se locomover e em outras funções do cotidiano. Tumores na parte posterior do cérebro ou em torno da glândula pituitária ou nervo ótico podem causar problemas de visão.

Vários tipos de tumores podem ser considerados gliomas, como o astrocitoma (que inclui o glioblastoma), oligodendrogliomas e ependimomas. Cerca de 30% de todos os tumores cerebrais são gliomas. A maioria dos tumores cerebrais de crescimento rápido são gliomas.

O cerebelo é a parte do cérebro mais envolvida na coordenação de sequência de movimentos. Controla também o equilíbrio e a postura. Qualquer fator que lesione o cerebelo pode causar perda de coordenação (ataxia). No entanto, muitos outros problemas também podem causar perda de coordenação.

Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados. Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e postura corporal. O cerebelo trabalha em conexão com o córtex cerebral e o tronco encefálico.

O melhor exame para visualizar os tumores cerebrais é a ressonância nuclear magnética do crânio. A tomografia computadorizada também pode ser útil, mas tem menor resolução do que a ressonância. É sempre necessário obter tecido da lesão suspeita através de biópsia ou da remoção cirúrgica da lesão.

7 sintomas que podem indicar um câncer de cabeça e pescoço

  1. 1 - Inchaço ou ferida que não cicatriza. ...
  2. 2 - Nódulo na boca, pescoço ou na mandíbula. ...
  3. 3 - Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca. ...
  4. 4 - Dificuldades durante a alimentação. ...
  5. 5 - Problemas na fala. ...
  6. 6 - Dificuldades e dores ao mexer a boca. ...
  7. 7 - Problemas respiratórios.

6- Angiografia cerebral
Este exame que detecta um tumor cerebral, também é conhecido como arteriografia. É um raio-X dos vasos sanguíneos no cérebro. A angiografia ajuda o médico a determinar se um tumor está afetando o suprimento de sangue para essa região.

Os sintomas, quando presentes, dependerão do seu tipo e localização, pois estão relacionados à célula de origem e ao chamado “efeito de massa” do crescimento local do tumor. Incluem: Dor, diminuição do fluxo sanguíneo, diminuição da acuidade visual, sangramento e anemia.

Na perfusão por ressonância magnética, após a injeção de um contraste na veia, são obtidas imagens para visualizar a quantidade de sangue que circula pelas diferentes áreas do cérebro e do tumor. Os tumores necessitam de uma quantidade maior de sangue do que as áreas normais do cérebro.

Quando ele adentra na máquina, os detectores de raios X são acionados, captando imagens de diversas partes do corpo e de diversos ângulos. As imagens obtidas expõem os órgãos internos como se o organismo tivesse sido cortado em fatias.

Aos poucos, as células tumorais tomam o lugar das saudáveis e abalam o funcionamento do órgão afetado. Quando a doença avança, pode se espalhar pelo corpo, fenômeno conhecido como metástase. Aí o tratamento fica mais complexo. O desenvolvimento anormal da célula acontece por um defeito no DNA.

Geralmente são necessários exames de imagem, como a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM), para identificar a causa da lesão.

Tumores nessas células são chamados de Glioblastoma, sendo o tipo mais comum de tumor cerebral, principalmente entre adultos de 50 a 70 anos. O Glioblastoma é um tipo de tumor maligno, extremamente perigoso, que apresenta crescimento rápido e alta letalidade.

O dano a um hemisfério cerebelar leva a alterações no membro ipsilateral, com manifestações que incluem disdiadococinesia, dismetria, ataxia de membros, tremor de intenção e uma alteração da fala que pode acarretar voz baixa, monótona e irregular; já os sintomas oculares são infrequentes e menos significativos que no ...

Quando o cerebelo sofre algum tipo de lesão, os principais sintomas que podem surgir são:

  • Ataxia: incoordenação dos movimentos;
  • Perda de equilíbrio;
  • Mudanças na postura e na marcha;
  • Diminuição do tônus muscular;
  • Distúrbios na fala e no movimento ocular;

O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular. O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior.

A lesão cerebral pode ter efeitos sérios e ao longo da vida no funcionamento físico e mental, incluindo perda de consciência, memória e/ou personalidade alterada e paralisia parcial ou completa.

Além de estabelecer o equilíbrio corporal, o cerebelo recebe o estímulo de músculos e tendões e tem a função de controlar as atividades motoras, mantendo o tônus muscular (estado semicontraído em que o músculo permanece para responder aos estímulos mais rapidamente).