Qual alteração pode ser encontrada em um paciente que tenha uma tumoração em cerebelo?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os tumores do cerebelo podem causar problemas de coordenação dos movimentos, perda do equilíbrio, diminuição do tônus da musculatura esquelética, problemas de deglutição ou sincronização dos movimentos oculares, e alteração do ritmo da fala.

Dessa forma, problemas de memória, atenção ou perda frequente de raciocínio podem servir como um indicativo de alerta. Além disso, mudanças de comportamento, dificuldades para falar, problemas na função motora, fraqueza no corpo e até mesmo convulsões podem outros sintomas mais graves dessa enfermidade.

Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados. Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e postura corporal. O cerebelo trabalha em conexão com o córtex cerebral e o tronco encefálico.

7 sintomas que podem indicar um câncer de cabeça e pescoço

  1. 1 - Inchaço ou ferida que não cicatriza. ...
  2. 2 - Nódulo na boca, pescoço ou na mandíbula. ...
  3. 3 - Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca. ...
  4. 4 - Dificuldades durante a alimentação. ...
  5. 5 - Problemas na fala. ...
  6. 6 - Dificuldades e dores ao mexer a boca. ...
  7. 7 - Problemas respiratórios.

O dano a um hemisfério cerebelar leva a alterações no membro ipsilateral, com manifestações que incluem disdiadococinesia, dismetria, ataxia de membros, tremor de intenção e uma alteração da fala que pode acarretar voz baixa, monótona e irregular; já os sintomas oculares são infrequentes e menos significativos que no ...

Sintomas da Ataxia Cerebelar
Segundo o NHS, os sintomas mais comuns da ataxia cerebelar são: Dificuldades de marcha. Dificuldade do equilíbrio. Incoordenação com as mãos.

Quando o cerebelo sofre algum tipo de lesão, os principais sintomas que podem surgir são:

  • Ataxia: incoordenação dos movimentos;
  • Perda de equilíbrio;
  • Mudanças na postura e na marcha;
  • Diminuição do tônus muscular;
  • Distúrbios na fala e no movimento ocular;

Na perfusão por ressonância magnética, após a injeção de um contraste na veia, são obtidas imagens para visualizar a quantidade de sangue que circula pelas diferentes áreas do cérebro e do tumor. Os tumores necessitam de uma quantidade maior de sangue do que as áreas normais do cérebro.

6- Angiografia cerebral
Este exame que detecta um tumor cerebral, também é conhecido como arteriografia. É um raio-X dos vasos sanguíneos no cérebro. A angiografia ajuda o médico a determinar se um tumor está afetando o suprimento de sangue para essa região.

Se ficar presente somente no tecido ou órgão que teve origem, geralmente é um tumor benigno; caso possa afetar estruturas próximas e se alastrar em um processo chamado metástase, é maligno. Outra diferença observada é a velocidade do crescimento: o tumor maligno costuma crescer em um ritmo mais veloz.

Cerca de 30% de todos os tumores cerebrais são gliomas. A maioria dos tumores cerebrais de crescimento rápido são gliomas. É o tipo mais comum de glioma e se desenvolve a partir de células denominadas astrócitos. Cerca de 20% dos tumores cerebrais são astrocitomas.

Tumores nessas células são chamados de Glioblastoma, sendo o tipo mais comum de tumor cerebral, principalmente entre adultos de 50 a 70 anos. O Glioblastoma é um tipo de tumor maligno, extremamente perigoso, que apresenta crescimento rápido e alta letalidade.

De forma geral, sobre o diagnóstico das metástases cerebrais, poderão ser solicitados exames como:

  1. TC de abdome e pelve.
  2. Radiografia de tórax.
  3. Cintilografia óssea.
  4. Mamografia.
  5. RM.

Os distúrbios cerebelares têm inúmeras causas, incluindo malformações congênitas, ataxias hereditárias e doenças adquiridas. Os sintomas variam de acordo com a causa, mas tipicamente abrangem ataxia (marcha normal com base alargada em decorrência do comprometimento da coordenação muscular).

Duas síndromes cerebelares são bem descritas: Síndrome da Linha média e Síndrome Hemisférica. A síndrome da linha média possui como principais causas a degeneração cerebelar alcoólica e o meduloblastoma. É ocasionada pelo acometimento do vérmis cerebelar.

O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular. O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior.

Biópsia é o principal exame para diagnosticar o câncer de cabeça e pescoço.

“A dor de cabeça provocada pelo tumor cerebral é causada pelo aumento da pressão intracraniana. Então, é uma dor de cabeça forte, constante, que acompanha alteração visual, náuseas e vômitos. Muitas vezes, ela não vai melhorar com um analgésico ou o simples repouso.”

Diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço
O médico irá fazer uma análise clínica e examinar os sinais e sintomas – como feridas na boca e nódulos no pescoço. Para confirmar o diagnóstico, ele pode pedir uma biópsia - exame que remove uma parte ou toda a área suspeita para analisar se há células cancerígenas.

Em geral, são também sintomas no caso de ataxias cerebelares, a dificuldade para realizar atividades motoras que exigem coordenação fina de movimentos (escrever, comer, abotoar a roupa), fala arrastada e lenta, dificuldade para articular palavras (disartria), diminuição do tônus muscular (hipotonia), oscilação rápida e ...