Qual alopecia é mais grave?

Perguntado por: lfreitas3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A forma mais severa desta patologia é a Alopécia Areata Universal, quando todos os fios da cabeça caem e não voltam. Não existe tratamento eficiente.

A alopecia areata não é contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro. A doença tem cura, embora fique mais difícil conforme a doença acomete o corpo. “Geralmente se trata com corticoides tópicos ou injetáveis e imunoterápicos tópicos ou sistêmicos.

Alopecia androgenética – de origem genética, é o tipo mais comum de queda de cabelo. O problema pode se iniciar na adolescência, porém, fica mais aparente entre os 40 e 50 anos. Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto.

A alopecia areata não é contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro. A evolução da alopecia areata não é previsível. O cabelo sempre pode crescer novamente, mesmo que haja perda total.

Projeto determina que indivíduos com alopecia areata sejam considerados pessoas com deficiência. O Projeto de Lei 801/22 altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência, para determinar que os indivíduos com alopecia areata sejam considerados pessoas com deficiência para todos os fins legais.

Em alguns casos, evolui para perda total dos cabelos. Alopécias mecânicas – Quando a queda de cabelo é devido a fatores físicos sobre o couro cabeludo, o tratamento é procurar afastar as causas. Em casos antigos, nos quais a ação traumatizante se fez por longo tempo, a alopécia pode tornar-se irreversível.

Exames para o diagnóstico da alopecia
Em alguns casos, podem ser necessários exames de sangue ou até mesmo a biópsia do couro cabeludo. Além disso, um exame não invasivo chamado “Tricoscopia Digital” pode ser bastante útil para o diagnóstico e o acompanhamento de diversos problemas capilares.

Alopecia ou calvície é ausência, rarefação (os fios se tornam menos numerosos) ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total.

O tratamento da calvície pode ser feito com o uso de medicações tópicas e/ou orais, que têm como objetivo retardar a queda capilar, estimulando o crescimento e o aumento da espessura dos fios.

Com ou sem tratamento, crescimento parcial ou completo deve ser esperado dentro de um ano, nos casos de alopecia em placas.

Os tratamentos que foram mais eficazes contra a alopecia são os antiandrogênicos (dutasterida, finasterida) usados ?? por via oral, na forma de microinjeção ou tópica, minoxidil tópico ou mais recentemente em comprimidos de baixa dose, o laser baixa potência, plasma rico em plaquetas e microagulhamento.

Queda de cabelo: causas emocionais são comuns
Entenda estresse como um desequilíbrio emocional (ansiedade, depressão, preocupação exagerada, tristeza) que gera alterações hormonais, desencadeando mudanças no equilíbrio do corpo, sendo o cabelo uma das partes afetadas, sofrendo a queda”.

Mesmo que perca todo o cabelo, há chance de que ele crescer novamente. Estima-se que nos Estados Unidos cerca de cinco milhões e pessoas tenham a doença. E apenas 5% delas perdem todos os pelos do corpo. A Alopecia Areata não é uma doença contagiosa.

Quais são os principais tipos de alopecia?

  • androgenética;
  • areata;
  • cicatricial;
  • frontal fibrosante;
  • por tração;
  • eflúvio telógeno.

Alguns dizem que as substâncias químicas presentes no xampu podem danificar o couro cabeludo quando lavado com muita frequência. Os especialistas afirmam que esse é outro mito. No geral, o cabelo deveria ser lavado todos os dias ou pelo menos a cada dois dias, embora isto dependa do tipo de cabelo da pessoa.

Continuar lendo Qual a pior alopecia?