Qual alimento tem mais ferro que o feijão?

Perguntado por: esales . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos
ClassificaçãoAlimentoQuantidade de ferro em 100g do alimento (mg)
LEGUMINOSASFeijão preto cozido9,87
Feijão carioca cozido6,99
Soja cozida4,69
Feijão branco cozido3,68

Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos) Bebidas gaseificadas. Leite e derivados (cálcio) Ovos.

Vegetais verdes. Agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis também são ótimas fontes de ferro: 100g contêm cerca de 3,6mg de ferro.

E ele realmente é! Entre as leguminosas, o feijão é o que mais possui ferro.

vagem

Graças às suas propriedades, a vagem também merece um lugar na lista de alimentos que substituem o feijão. Afinal, é rica em ácido fólico, ajudando a evitar doenças cardiovasculares por reduzir as taxas de gordura nos vasos e a pressão arterial.

Ele é um alimento importante de ser ingerido diariamente porque a sua composição nutricional é muito completa. O carboidrato oferece energia para as atividades diárias.

Os benefícios da lentilha para a saúde
Apesar dos valores nutricionais muito próximos ao do feijão carioca, quando comparados, a lentilha ainda é uma fonte maior de ferro e ácido fólico.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

A princípio, se a deficiência de ferritina não for grave, é possível tratá-la através da suplementação de ferro ou simplesmente ao adicionar mais alimentos ricos em ferro e vitamina C na alimentação. Em casos mais graves, pode ser necessário fazer a suplementação de ferro via parenteral (por injeções).

O suco de abacaxi, cenoura e espinafre ajudam a aumentar a quantidade de ferro no sangue e, assim, aumentar a hemoglobina e a quantidade de oxigênio circulantes no sangue, sendo muito eficaz no combate e prevenção da anemia.

Algumas das principais dicas que podem ajudar a aumentar a absorção de ferro no organismo são:

  1. Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C. ...
  2. Ter uma dieta rica em ferro. ...
  3. Evitar o consumo excessivo de leite e derivados. ...
  4. Tomar probiótico. ...
  5. Evitar usar medicamentos antiácidos.

Ferro e vitamina C: combinação poderosa
Diversos estudos mostram que combinar o consumo de alimentos ricos em ferro com aqueles com grande concentração de vitamina C promove uma maior biodisponibilidade no organismo, ou seja, gera melhor absorção dos nutrientes disponíveis nesses alimentos.

Um estudo indicou que o ferro bisglicinato quelato era consistentemente 5,3 vezes mais absorvido no intestino do que o sulfato ferroso. Os resultados indicaram que o ferro quelato entra nas células da mucosa intestinal ligado às moléculas de glicina, o que reforça a importância da estrutura do composto na sua absorção.

A dose terapêutica de ferro elementar recomendada para o tratamento da anemia ferropriva é de 3 mg a 5 mg/kg/dia por um período suficiente para normalizar os valores da hemoglobina (Hb) - de um a dois meses, e restaurar os estoques normais de ferro do organismo - de dois a seis meses, ou até obter-se valor de ferritina ...

Atenção: evite alimentos ricos em fosfatos, polifenóis, taninos e cálcio, elementos que podem inibir a absorção do ferro. Ao consumir alimentos ricos no mineral, deixe de lado café, chás, mate, leite e derivados.

O feijão como aliado contra a anemia
E vale ressaltar que essa propriedade não está presente apenas no feijão preto: embora ele seja mais famoso na prevenção da anemia, todos os tipos de feijão oferecem boas quantidades de ferro, incluindo o feijão carioca e o feijão vermelho.

Agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis também são ótimas fontes de ferro: 100 g contêm cerca de 3,6 mg de ferro. Folhas verde-escuras são fontes de fibras, vitaminas e minerais, o que ajuda a fortalecer o organismo e, ainda, reduz as chances de ele contrair alguma doença.

O Leite de Cabra Caprilat é rico em ferro
O Leite de Cabra não só é rico em ferro como também aumenta o seu uso nutricional. Ou seja, ele melhora a habilidade do corpo de digerir e absorver este mineral. Além disso, ele estimula a regeneração da hemoglobina, que sofre uma diminuição em casos de anemia.

Café da manhã
- Prefira pão integral ao pão convencional e coma de uma a duas fatias. - Inclua cereais integrais na refeição matinal (aveia, farelo de trigo, granola). - Consuma frutas cítricas como abacaxi, kiwi e goiaba..