Qual alimento tem mais ácido fólico?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Uma das fontes de ácido fólico mais abundantes são todas as folhas verdes escuras, com destaque para espinafre, brócolis, couve, alface e salsa. Os cereais integrais, feijões, cogumelos, fígado de galinha, ovo, levedura de cerveja e gérmen de trigo também possuem boas quantidades do nutriente.

As fontes de ácido fólico são exclusivamente exógenas. O micronutriente é encontrado em alimentos de origem animal e vegetal, incluindo fígado e outras vísceras, ovos, legumes, verduras verde-escuras, amendoim, frutas cítricas, cereais enriquecidos, feijão e outro grãos integrais.

Pegar muito sol diminui os níveis de ácido fólico no organismo | GZH.

Muitas frutas contêm ácido fólico, mas as frutas cítricas têm um teor ainda mais alto desse nutriente, com destaque para a laranja, que apresenta cerca de 50 mcg de ácido fólico em um copo de suco. Além do abacate ser rico em ácido fólico, também é uma excelente fonte de ácidos graxos, vitamina K e fibras alimentares.

A deficiência de ácido fólico pode ser identificada através de exames de sangue, onde será constatada a presença de hemácias de tamanho aumentado - característica da anemia megaloblástica - e os níveis da vitamina no sangue. O tratamento é feito com suplementação do ácido fólico ou vitamina B9.

Nos alimentos, está presente na forma de conjugados de folato que são hidrolisados no intestino, por ação de uma peptidase dependente de zinco. Logo, a deficiência do zinco pode comprometer a absorção do ácido fólico.

O metilfolato, é a forma melhor absorvida do ácido fólico pelo nosso organismo, ou seja, após a ingestão de ácido fólico temos que transformá-lo em metilfolato, para que consiga realizar suas funções.

Leguminosas: Feijão preto, lentilha, grão-de-bico e ervilha são boas fontes de ácido fólico, além de fornecerem proteínas e fibras.

Muitas mulheres não sabem qual é o melhor horário para tomar o suplemento de ácido fólico. De fato, não existe necessariamente um melhor horário para tomar ácido fólico, mas o indicado é tomar diariamente a dose recomendada por um médico cerca de 30 minutos antes da refeição principal (almoço).

A dose para suplementação do acido fólico é de 400 µg (0,4 mg) diariamente. Sua forma natural, o folato, é encontrada em vegetais de folha verde escura, como couve, brócolis e espinafre, porém ele é mal absorvido pelo organismo. Dessa forma, a forma sintética é a alternativa mais eficaz e prática para a mulher.

Esses grãos saborosos também são ricos em ácido fólico e possuem quantidades consi- deráveis de fósforo e potássio, minerais que aju- dam na formação de ossos e na manutenção dos músculos. Por tudo isso, a pipoca é uma boa escolha para o lanche da tarde e para petiscar antes de refeições.

Portanto, nunca se deve tomar ácido fólico por conta própria, devendo-se sempre fazer exames de sangue antes e procurar orientação médica para sua reposição.

Os alimentos ricos em vitamina B12 incluem alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e leite. Os alimentos ricos em ácido fólico incluem as frutas e vegetais de folhas verdes. Como descrito previamente, alguns alimentos industrializados são enriquecidos com ácido fólico, como pães e cereais.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

A dose recomendada é de 400 mcg/dia nas gestações de baixo risco para esses defeitos e doses elevadas de 4000 a 5000 mcg/dia em situações de alto risco. Devido à indisponibilidade do ácido fólico na dose de 400 mcg no SUS, têm sido prescritas doses elevadas para todas as gestantes.

O ácido fólico deve ser prescrito para as gestantes, na dose de400µg (0,4 mg/dia) desde o período pré-gestacional até o final da gravidez(1).

Ácido fólico, também conhecido como folato, metilfolato ou vitamina B9, é uma vitamina do complexo B, solúvel em água e presente em diversos itens da dieta diária. O folato ocorre naturalmente nos alimentos e o ácido fólico é a forma sintética do folato, usada em medicamentos.

Não se esqueça que tanto o homem quanto a mulher devem fazer o uso do ácido fólico para ajudar a conceber bebês saudáveis e prevenir o risco de abortamento. A falta de ácido fólico aumenta os riscos de má formação do tubo neural do bebê que ocorre nas primeiras semanas de desenvolvimento.

Altas doses de ácido fólico podem elevar risco de câncer.