Qual alimento substitui a Ritalina?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4 / 5 18 votos

A cafeína tem efeitos estimulantes, similares aos da Ritalina. Normalmente, a cafeína ajuda a melhorar o foco. É recomendável experimentar pequenas doses (uma ou duas colheres) com crianças muito agitadas ou distraídas, antes de irem para a escola.

Por exemplo, alimentos processados, produtos artificiais e carboidratos refinados como pão e cereais devem ser limitados. Esses alimentos podem piorar a capacidade de concentração.

Feijão, queijo, ovos, carne e nozes podem ser boas fontes de proteína. Coma esses tipos de alimentos pela manhã e nos lanches depois da escola.

ChocFlower é uma deliciosa combinação de pastilhas de cacau + florais. Essa formula é indicada para proporcionar o equilíbrio emocional necessário para a melhora da cognição e hiperatividade. Alternativa 100% natural para auxiliar o tratamento de TDAH através da combinação de Óleos Essenciais e Florais de Bach.

Especificamente naqueles casos diagnosticados com TDAH, o medicamento mais recomendado é o metilfenidato, considerado como o tratamento de primeira linha, é vendido no Brasil com os nomes comerciais de Ritalina®, Ritalina® LA e Concerta®.

Dessa forma, o Magnésio L Treonato melhora a função cognitiva, a aprendizagem, a memória. É o mais indicado nos casos de AUTISMO, TDAH e doenças neurodegenerativas em geral. Tanto o Magnésio BISGLICINATO quanto o TREONATO atuam no SNC.

Concerta – Metilfenidato “mais suave”
A saber, muitos consideram o Concerta um remédio menos potente que a Ritalina, apesar de ambos serem feitos da mesma substância, o Metilfenidato.

Uma boa rotina de sono, exercícios físicos e alimentação saudável são fundamentais para pessoas com TDAH, pois ajudam na diminuição do estresse, acalmam a mente, diminuem a hiperatividade e melhoram a capacidade de manter o foco.

A baixa tolerância à frustração, falta de foco e baixa capacidade de automotivação podem fazer com que ela responda a esses sentimentos de maneira impulsiva, impaciente e irritadiça.

Durma bastante – e durma bem! Poucas horas de sono aumentam os sintomas do TDAH, diminuindo a capacidade de manter o foco durante dia. Para isso, evite tomar cafeína antes de dormir, mantenha uma rotina à noite e evite exercícios por até uma hora antes de ir dormir.

Lembre-se: uma dieta saudável não só para quem tem TDAH como também para a população em geral é composta de carboidratos complexos presentes em frutas, legumes, verduras, tubérculos, sementes e cereais integrais, proteínas de carnes magras, ovos, laticínios e proteínas vegetais de leguminosas como o feijão, ervilha, ...

Especialistas não recomendam a ingestão de cafeína por crianças, especialmente se estão tomando medicação para o TDAH.

Alguns estudos analisaram o efeito da cafeína nos sintomas de TDAH, mas os resultados foram conflitantes. Mesmo que a cafeína seja um estimulante, não é geralmente recomendada como um tratamento para o TDAH, porque não há provas científicas de sua eficiência.

Alimentos processados e industrializados podem agravar os sintomas do TDAH e interagir de forma negativa, principalmente no aumento dos níveis de hiperatividade. Além disso, o consumo de açúcar refinado também pode agravar o controle de hormônios e neurotransmissores.