Qual alimento reconstrói a flora intestinal?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Além disso, apostar em alimentos ricos em fibras, como aveia, linhaça ou feijão com casca, também ajudam a manter o bom desenvolvimento das bactérias da flora intestinal.

Quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal? Com um tratamento eficiente, a flora intestinal pode ser recuperada dentro de alguns dias. Entretanto, vários fatores podem atrasar esse tempo, como o estado de saúde da pessoa e da própria microbiota, a alimentação e a resposta do organismo.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa.

Camomila

Camomila. O suave chá de camomila tem princípios que ajudam a regularizar a função digestiva e, ainda, a reduzir dores e cólicas intestinais.

Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.

Vitamina B12

Vitamina B12: melhora a saúde do trato gastrointestinal e pode ajudar a prevenir doenças inflamatórias no intestino.

Dietas para manter a inflamação intestinal reduzida
A fibra alimentar pode ser encontrada na forma de grãos integrais, como pão integral ou arroz integral, em frutas, verduras e legumes.

Probióticos naturais

  • Iogurte natural;
  • Coalhada;
  • Kefir (bebida fermentada à base de grãos de kefir e leite);
  • Kombucha (chá fermentado com cultura de leveduras e bactérias);
  • Picles (conserva de vegetais em vinagre);
  • Missô (pasta de soja fermentada).

Os alimentos que contêm microrganismos benéficos para o corpo são chamados de alimentos probióticos. Alguns exemplos são os fermentados, como chucrute, kimchee, rejuvelac, kombucha, kefir, gengibre em conserva, beterraba fermentada, leites fermentados, entre outros.

Fatores como o estresse e o uso de alguns medicamentos também podem ser a causa desse desequilíbrio. O uso excessivo de bebidas alcoólicas, ansiedade, idade avançada e outras doenças intestinais também podem ser considerados fatores de causa da disbiose.

O probiótico Simfort Vitafor é um dos mais vendidos do mercado e é o melhor probiótico em sachê do nosso ranking. Com 5 bilhões de culturas vivas e 5 cepas, é perfeito para proporcionar uma microbiota intestinal saudável. Sua embalagem contém 30 sachês em pó, sendo uma opção muito prática e versátil.

Bifidobacterium lactis: este probiótico possui qualidades estimulantes do sistema imunológico e protetor do intestino e pode reduzir significativamente a gravidade e a frequência da diarreia em crianças.

Frutas, folhas, legumes, raízes, além de cereais integrais são extremamente benéficos. Um intestino saudável tem uma comunidade diversificada de micróbios, e cada um deles prefere alimentos diferentes; por isso, quanto maior a variedade em sua dieta, mais bactérias diversas vão prosperar em seu intestino.

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.