Qual alimento prejudica o ganho de massa muscular?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

O excesso de alimentos açucarados, frituras e industrializados podem trazer resistência a insulina e aumento do colesterol, por exemplo, aumentando as chances de ganhar tecido adiposo. O ideal é priorizar alimentos in natura como verduras, legumes, frutas, carnes e ovos".

O que não pode comer quando está malhando? Não apenas quem está malhando, mas também aqueles que desejam adotar uma alimentação mais saudável, devem evitar comer produtos ricos em calorias e pobre em nutrientes. Além disso, frituras, gorduras hidrogenadas e açúcares refinados devem ser evitados ao máximo.

Cortar os carboidratos da alimentação e exagerar na proteína: tanto as proteínas quanto os carboidratos são importantes para o ganho de massa muscular.

Por outro lado, se você quer ganhar massa muscular, uma ótima dica é consumir o pão francês como pré-treino (já que ele fornecerá energia rápida para a performance). No entanto, ele também funciona depois do esforço. “O carboidrato simples após alguns treinos de hipertrofia tem muita valia para quem quer anabolizar.

Ao chegar do treino noturno, aposte em proteínas leves como o iogurte com granola. O seu consumo pode ser feito à noite, pois é fácil de ser digerido e ajuda, do mesmo modo, no ganho de massa muscular, já que o alimento é fonte de aminoácidos.

Isso porque o leite aumenta a síntese da proteína muscular após o exercício e reidrata, além de contribuir para a ressíntese do glicogênio e ameniza dores e perdas de funções musculares. É por esses e outros motivos que o consumo de leite deve ser estimulado.

Com os exercícios, os músculos ficam lesionados e as proteínas neles presentes se degradam, o que traz um processo inflamatório. O ganho de massa muscular acontece com a reposição dessas proteínas degradadas, aliada a uma alimentação para repô-las.

Além do abacate, a goiaba e o mamão são frutas ricas em vitamina C e que também concentram uma boa quantidade de proteínas, essenciais para o processo de hipertrofia.

Proteínas. Os alimentos ricos em proteínas são essenciais para serem ingeridos após o treino, pois ajudam os músculos a se recuperarem de possíveis lesões. Alguns alimentos indicados são: leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico.

PÃO COM OVO
O ovo é uma excelente fonte de proteína, enquanto o pão é o carboidrato da refeição. Prefira a versão integral, que tem mais fibras (mais saciedade e auxilia no bom para o funcionamento do intestino). Escolha duas fatias de pão de forma integral e 2 ovos.

Outro motivo de “resistência” que existe em alguns praticantes de atividade física em consumir o feijão é o fato das dietas de fisiculturistas e outros atletas americanos não conterem essa leguminosa. Mas isso acontece simplesmente porque esse não é um alimento comum nos Estados Unidos.

A vitamina A é importante no processo de força e desenvolvimento de músculos e ossos. Além de todos os outros benefícios para a saúde, ela está envolvida na síntese de proteína, o que interfere no reparo muscular. Ela também é precursora de alguns hormônios, como a testosterona, que promove o ganho de massa magra.

Quais os melhores carboidratos para quem quer ganhar massa muscular?

  • Alimentos integrais (pão integral, por exemplo);
  • Batata-doce e inglesa;
  • Mandioca;
  • Derivados de aveia;
  • Sementes;
  • Frutas (banana, maçã, morango);
  • Iogurtes naturais e desnatados;
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha).

Os profissionais indicam o consumo do café antes de seu treino, porque quando a cafeína entra no sangue, acontece a conexão entre ela e os receptores de adenosina do seu cérebro, a qual é responsável por controlar o sono e que também pode influenciar o seu aprendizado e a sua memória.

carne vermelha

Um dos principais alimentos ricos em creatina natural é a carne vermelha, especialmente a carne magra. Estima-se que cada 500 gramas de carne crua contém cerca de 2 a 2,5 gramas de creatina.

Catabolizar a gordura, significa um processo de diminuição, ou degradação. Entretanto, dificilmente conseguimos perder gordura de maneira saudável e proporcionando uma estética adequada ao corpo sem termos um percentual de massa muscular considerável.

Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.

Aveia e ganho de massa muscular
Além disso, ela ajuda a aumentar o consumo calórico que é necessário na hipertrofia. A Academy of Nutrition and Dietetics sugere que a aveia seja ingerida com alimentos saudáveis como frutas, nozes, iogurte e leite, por exemplo, para aumentar o consumo calórico de uma forma saudável.

“Dessa forma, se o pós-treino for o jantar, consumir carnes, ovos ou peixes combinados a arroz, batata ou pão, por exemplo. Se o pós-treino for apenas um lanche, uma dose de whey pode ser uma opção, ou ainda, uma vitamina de fruta com leite ou iogurte”, indica a profissional.