Qual alimento guardar primeiro congelado ou refrigerado?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Os primeiros alimentos a ser guardados são os perecíveis. Coloque-os imediatamente no refrigerador ou no freezer. A geladeira deve ser organizada de maneira que o ar frio circule livremente.

A diferença entre a refrigeração e o congelamento reside no grau de abaixamento da temperatura utilizado para a preservação do alimento. Enquanto na refrigeração utilizam-se temperaturas acima do ponto de congelamento, normalmente ao redor de 5°C, no congelamento as temperaturas giram em torno de -18°C.

Dê preferência a congelar pequenas porções, porque isso ajuda a acelerar o processo de (des)congelamento. Além disso, cole uma etiqueta com o nome do alimento e a data do processo. Você pode ainda anotar num quadro os alimentos armazenados, com as respectivas datas, para evitar compras inúteis.

Quais são os principais métodos de conservação de alimentos?

  • Congelamento e resfriamento. Manter a temperatura ideal é importantíssimo para a maioria dos alimentos e, sem dúvidas, o método de conservação mais popular. ...
  • Pasteurização e esterilização. ...
  • Desidratação e secagem. ...
  • Sal e açúcar.

O congelamento deve ser realizado em ultracongelador, em até quatro horas, com núcleo atingindo -18 °C. Do contrário, deve-se fazer para consumo na hora ou no dia e conservar em freezer.

Para o armazenamento de alimentos perecíveis, o ideal é que o armazém seja mantido a uma temperatura ideal para a sua preservação. Ele também deve ser higienizado constantemente, para que os riscos de contaminação sejam minimizados e devem seguir os padrões da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);

Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada. Limpe os potes e a despensa com vinagre branco, água quente e detergente. Manter o pote higienizado também é fundamental para evitar surpresas no arroz cru.

O congelamento conserva os alimentos em até 6 meses, enquanto a refrigeração conserva em até algumas semanas dependendo do tipo de alimento. Uma diferença bastante notável entre refrigeração e congelamento, já que este último possui um tempo de conservação bem mais longo.

Comida congelada industrializada deve ser evitada
Isso porque os alimentos congelados são ricos em sódio, gorduras e aditivos, e estes por sua vez, afetam a saúde do corpo. Por essa razão, eles devem ser evitados especialmente por pessoas que têm problemas cardíacos e hipertensos.

A transmissão de calor se dá do corpo mais quente para o mais frio, através da condução (alimentos sólidos) ou convecção (alimentos líquidos ou pastosos). Durante a refrigeração ou congelamento, o alimento é colocado em contato com uma superfície ou ambiente mais frio e assim perde calor, esfriando-se.

Resolução-RDC nº 91, de 11 de maio de 2001. Aprova o Regulamento Técnico - Critérios Gerais e Classificação de Materiais para Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos constante do Anexo desta Resolução.

6 - Guardar verduras na geladeira também precisa de atenção.
Opte por colocar este tipo de alimento no local onde é menos frio dentro do eletrodoméstico, ou seja, nas gavetas inferiores. Eles são mais frágeis e perecíveis, por isso necessitam de uma atenção especial para sua conservação.

Isso mesmo, existem recomendações em que o indicado é esperar a comida esfriar para só depois colocar no freezer, já que a diminuição de temperatura do alimento faz com que ele solte água e prejudique a consistência da marmita.

Os métodos de conservação dos alimentos têm o objetivo de aumentar a vida útil dos alimentos através de técnicas que evitam alterações microbianas, enzimáticas, químicas e físicas, entretanto, mantendo seus nutrientes e suas características organolépticas (aroma, sabor, textura).

Os métodos de resfriamento, congelamento, secagem, cura, processos de conserva, embalagens a vácuo, embalagens com atmosfera modificada, acidificação, fermentação e adição de conservantes são caracterizados pela capacidade de prevenir ou inibir o desenvolvimento microbiano.

Mas lembre-se de secar bem, para evitar o apodrecimento. Deixe um pano de prato limpo exclusivamente para enxugar os alimentos, ou use papel toalha. - As embalagens de alguns alimentos podem ser higienizadas usando apenas água e sabão.