Qual alimento é rico em zinco?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4 / 5 12 votos

Alimentos ricos em zinco: saiba quais são eles

  • Amendoim.
  • Amêndoa.
  • Camarão.
  • Carne vermelha.
  • Castanhas.
  • Chocolate amargo.
  • Feijão.
  • Grão-de-bico.

As manifestações da deficiência de zinco podem ser sutis e afetar muitos sistemas de órgãos. São manifestações comuns cicatrização tardia de ferida, comprometimento do paladar, perda de apetite, queda de cabelos, problemas de fertilidade e maior susceptibilidade a infecções.

As bananas também são ricas em fibras e tem minerais essenciais, como magnésio, cálcio, selênio, zinco e ferro”, cita.

Alimentos ricos em zinco

  1. Carnes bovinas. Alguns cortes de carnes como acém, contrafilé e fígado bovino são excelentes fontes do mineral na nossa alimentação.
  2. Pescados.
  3. Frutos do mar. Além dos pescados, alguns frutos do mar como o camarão e as ostras contêm esse componente.
  4. Grãos integrais. ...
  5. Sementes, nozes e castanhas.

O leite de vaca contém aproximadamente 4mg/litro de zinco; os iogurtes, de 0,6 a 1,0 mg/ 100g, e os queijos, de 2,5 a 4,0mg/100g.

Como um componente estrutural e/ou funcional de várias metaloenzimas e metalopro-teínas, o zinco participa de muitas reações do metabolismo celular, incluindo processos fisiológicos, tais como função imune, defesa antioxidante, crescimento e desenvolvimento1.

Acredita-se que o zinco é essencial para a ação de aproximadamente 100 enzimas diferentes, além de participar da síntese de proteínas, divisão celular, síntese de DNA, cicatrização, estimula a produção hormonal e melhora a qualidade sensorial do paladar e olfato.

O zinco é um nutriente que tem diversas funções no organismo, destacando-se na participação da síntese e degradação dos carboidratos, lipídios e proteínas, na defesa contra agentes antioxidantes, na recuperação de uma diarreia e na manutenção do crescimento do corpo.

As principais fontes de zinco são os alimentos de origem animal, como carne de boi, frango, peixes, ostras e camarão. Grãos integrais também são opções (gemem de trigo, feijões, grão-de-bico, castanhas, amêndoas e semente de linhaça). “A suplementação do zinco só é necessária quando a ingestão não é satisfatória.

Os primeiros sintomas da deficiência de zinco incluem perda de apetite e atraso no crescimento em bebês e crianças. As pessoas podem perder seus cabelos em algumas áreas. Elas podem se sentir lentas e apresentar irritabilidade. O paladar e o olfato podem ser prejudicados.

Zinco não deve ser utilizado em pacientes que apresentem hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Exclusivo Comprimido: Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

O melhor horário para tomar suplementos de zinco é nos intervalos entre as refeições, uma vez que alguns alimentos podem diminui sua absorção. Para melhores efeitos, o suplemento deve ser tomado pelos menos uma hora antes ou duas horas depois de beber café, já que este pode diminuir em até 50% a absorção do zinco.

7,0 mg

A Ingestão Diária Recomendada de zinco no Brasil é 7,0 mg.

Em geral, a absorção de zinco é maior em uma dieta rica em proteínas animais do que em dietas com proteínas vegetais, como a da soja (3). Ferro, cálcio e acido fólico podem influenciar a biodisponibilidade de zinco (1).

Feijão: Em uma porção correspondente a ½ xícara de Feijão são encontrados de 0,9 a 2,9 mg de Zinco.

Actimel é fonte de Vitaminas C, D e zinco, nutrientes que auxiliam no funcionamento do sistema imune.

O zinco desempenha um papel importante na função enzimática e na regulação metabólica e é um modulador significativo do apetite e dos comportamentos alimentares. Sugere-se que a hipozincemia contribua para a resistência à insulina e à obesidade por meio da diminuição da secreção de insulina.