Qual alimento é bom para audição?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

A explicação para isso é simples: o potássio é o responsável por suportar a transmissão de impulsos nervosos, então é recomendável a ingestão de frutas como: damasco, banana, melão e laranja, além de batata, espinafre, feijão e leite.

7 conselhos para recuperar ou melhorar naturalmente a sua audição

  1. Privilegie uma higiene de vida saudável.
  2. Estimule as suas capacidades auditivas.
  3. Faça uma cura de Ginkgo biloba.
  4. Surdez – aposte na prevenção.
  5. Limpe o seu canal auditivo.
  6. Teste o treino auditivo.
  7. Faça um check-up auditivo no otorrino.

As laranjas são ricas em vitamina C que, como vimos, pode manter os radicais livres sob controlo e fortalecer o sistema imunológico em geral, reduzindo assim o risco de infeções de ouvido. Outras fontes de vitamina C são os morangos e os tomates, por exemplo.

Em casos assim, o diagnóstico deve ser feito por um especialista. Mas afinal, a perda auditiva tem cura? A resposta claro que é: depende. Em algumas situações, sim, é possível reverter o problema.

Nesta situação, só a ajuda médica poderá desobstruir o canal auditivo, através de lavagem do ouvido ou a utilização de instrumentos apropriados. Em alguns casos, devido ao endurecimento da cera, os médicos receitam aplicação de remédio para ouvido entupido visando o seu amolecimento para posterior retirada do cerume.

  • Acupuntura. Além dos inúmeros benefícios da acupuntura, o tratamento do zumbido no ouvido tem se destacado recentemente, segundo estudos e testes científicos. ...
  • Ginkgo biloba. ...
  • Drenagem da tuba auditiva. ...
  • Suplementos. ...
  • Ruído branco.

Por exemplo, grande parte dos pacientes com zumbido relatam agravamento do zumbido com o consumo de sal e cafeína.

Uma compressa quente e húmida pode produzir o mesmo efeito. Além disso, se estiver a sentir dor, colocar um pano morno ou uma almofada térmica sobre o ouvido pode ajudar. Ambos aliviam a dor generalizada no maxilar e na cabeça. Basta deitar água quente sobre um pano limpo, espremê-lo e segurá-lo sobre o ouvido afetado.

bocejar algumas vezes; beber água. Tudo isso estimula o movimento dos músculos da face, contribuindo para que a pressão volte ao normal. Também é possível tampar a boca e o nariz e fazer uma ação leve como se fosse espirrar.

O remédio Cerumin é uma solução ontológica com ingredientes que promovem a limpeza da cera do ouvido. O medicamento elimina os fungos e desinfeta a secreção dos ouvidos. No entanto, para utilizar o Cerumin, é importante contar com a orientação de um médico.

Com alguns medicamentos (como aspirina e diuréticos), a audição retorna em 24 horas.

Geralmente, há uma recuperação espontânea em 15 dias. Entretanto, as probabilidades de melhora são menores para pacientes que apresentam uma perda de audição severa acompanhada de vertigem.

A resposta claro que é: depende. Em algumas situações, sim, é possível reverter o problema. Em outras, a cura não existe. Mesmo assim, o tratamento adequado, inclusive com uso de aparelhos auditivos, pode facilitar o dia a dia e a comunicação com outras pessoas.

Por exemplo, tem pessoas que costumas utilizar pasta de alho dentro do ouvido para amenizar dores e infecções. Realmente, o tempero possui propriedades anti-inflamatórias, porém apenas quando é inserido na alimentação.

É possível voltar a ouvir em casos de surdez profunda, porém, as chances de conseguir escutar de forma clara e sem dificuldade são baixas, sendo que os casos de maior sucesso de recuperação de parte da audição são os de surdez leve ou moderada.

Doenças auditivas: conheças as principais doenças que afetam a audição

  • Otite: As otites são as inflamações mais comuns que podem ocorrer em diversas regiões da orelha, como o ouvido externo ou médio. ...
  • Labirintite. ...
  • Tinnutus (Zumbido) ...
  • Doença de Ménière. ...
  • Colesteatoma. ...
  • Síndrome de Usher. ...
  • Otosclerose. ...
  • Neuroma do Acústico.

Usar fones com volume elevado
Esse é um dos hábitos que prejudicam a audição, sendo muito comum entre jovens e profissionais que trabalham com música. Isso acontece porque o nível elevado de pressão sonora por tempo prolongado consegue prejudicar a audição, levando até à surdez total.