Qual alimento diminui a cólica?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

7 alimentos que reduzem (muito!) os sintomas menstruais

  • FOLHAS VERDES. Coma folhas verdes escuras como couve, agrião, rúcula, espinafre, entre outras. ...
  • QUINOA E PIPOCA. ...
  • ABACATE. ...
  • CASTANHAS E SEMENTES DE CHIA. ...
  • BANANAS. ...
  • SEMENTES DE ABÓBORA. ...
  • FRUTAS.

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

O suco de abacaxi, maçã, gengibre e louro é fácil de fazer e ajuda no combate às cólicas menstruais, pois carrega várias propriedades que melhoram o funcionamento do corpo da mulher nos períodos mais difíceis do mês. Enquanto o abacaxi e o gengibre são diuréticos naturais, a maçã ajuda no funcionamento do intestino.

Cólica menstrual intensa pode ser sinal de Endometriose
É caracterizada pelo crescimento do endométrio (mucosa que reveste o interior do útero) fora da cavidade uterina, em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga. Um dos principais sintomas da endometriose são as cólicas intensas.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

O consumo de ovos ainda pode ser benéfico para a mulher que se encontra menstruada porque o alimento serve como fonte de vitamina E, um nutriente que já foi apontado como vantajoso para auxiliar a amenizar seios doloridos e cólicas menstruais fortes.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

Como aliviar a cólica?

  1. Uso de anti-inflamatório.
  2. Medicamentos que bloqueiam a menstruação.
  3. Atividade física moderada – a liberação de endorfina age como analgésico.
  4. Bolsa de água quente no pé da barriga – o calor melhora a inflamação.
  5. Vitaminas (ômega 3 e complexo B)

Dormir de lado com os joelhos dobrados pode ajudar a aliviar o desconforto da cólica. Essa posição é boa porque alonga a parte de baixo da coluna – a lombar -, que tende a ficar mais tensionada quando temos cólica. De lado você tira a pressão do abdômen, aliviando a lombar.

Os AINES mais indicados para o controle da cólica menstrual são o ibuprofeno e o ácido mefenâmico (mais conhecido como Ponstan®).

Isso acontece devido ao relaxamento muscular proporcionado pelo calor e suas capacidades vasodilatadoras. Fazer compressas com uma bolsa térmica ou toalha molhada em água quente na região do ventre faz com que o útero fique mais relaxado e tranquiliza o fluxo sanguíneo, o que diminui a dor instantaneamente.

Os exercícios pélvicos podem estar tanto em práticas como pilates, como yoga ou exercícios de “contrair e relaxar”. Não se esqueça de começar respirando fundo e treinando bem o movimento da pelve antes de ir para a região dos braços.

Fique atenta às cólicas muito fortes, pois não é normal sentir dores tão intensas. Mesmo no período pré-menstrual, a cólica extremamente dolorosa indica alguma anormalidade no sistema reprodutor. As alterações podem ser doenças como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas².

Mesmo com poucos estudos apontando que o limão pode diminuir o fluxo menstrual, ele não chega a ter um efeito impactante na sua menstruação – e não há contraindicação para essa fruta tão gostosa e versátil.

Conheça seis elementos a evitar

  • Sal. Um elevado consumo de sal favorece a retenção de líquidos, o que por sua vez pode provocar inchaço. ...
  • Açúcar. ...
  • Café ...
  • Álcool. ...
  • Comida picante. ...
  • Carne vermelha.

Além disso, durante a menstruação é recomendado ingerir alimentos que contenham vitamina C, pois auxiliam na absorção do ferro, sendo o limão uma ótima opção para ser consumido nesse período devido a seu alto teor antioxidante. Índice deste artigo: Composição nutricional do limão.

As cólicas são dores na parte mais baixa do tronco (pelve), sentidas alguns dias antes, durante ou depois da menstruação. A dor tende a ser mais intensa aproximadamente 24 horas depois do início da menstruação e começa a diminuir após dois a três dias.

O útero fica incapaz de manter por si só o sustento de sua camada interna, já bastante grossa e cheia de vasos sanguíneos. É então que ocorre a hemorragia, que dura de três a sete dias e é composta por células do endométrio e pelo sangue em suas pequenas artérias e veias.

Podemos dividir as cólicas menstruais em primárias e secundárias. As primárias são as mais comuns. Costumam aparecer pouco depois das primeiras menstruações. Já as secundárias vêm de alguma doença ou problema, como a endometriose, problemas com o DIU, alterações do útero e ovários e inflamação pélvica.

Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.