Qual alfabeto utilizado pelas línguas mais faladas atualmente?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 16 de maio de 2023
/ 5 2 votos

Como vimos, o alfabeto latino - também chamado de alfabeto romano - é usado na escrita da Língua Portuguesa e é também o mais utilizado no mundo.

Como é possível perceber, os alfabetos são bastante semelhantes, com apenas algumas letras que divergem do alfabeto latino, que é usado em muitos idiomas, do português, inglês, espanhol, francês e italiano até o romeno e o catalão.

Principais alfabetos

  • Alfabeto latino.
  • Alfabeto grego.
  • Alfabeto cirílico.
  • Alfabeto glagolítico.
  • Alfabeto hangul.

alfabeto cirílico

Russo. O russo está entre os idiomas considerados difíceis para o aprendizado dos brasileiros! A primeira grande diferença da língua está em seu alfabeto, chamado de alfabeto cirílico. De maneira geral, ele é formado por caracteres e letras que conhecemos, mas também inclui outros que são incomuns para nós.

fenício

O primeiro alfabeto conhecido é o fenício, que deu origem a quase todos os outros. Nascimento: Entre os séculos XIII e XI a.C. Algumas línguas que o utilizam: fenício e diversas outras línguas da Antiguidade, da região onde ele foi inventado.

1º de janeiro de 2009

A partir de 1º de janeiro de 2009, entrou em vigor a Nova Reforma Ortográfica. Desde então, mudanças ocorreram no que se refere à acentuação gráfica, ao emprego do hífen, trema e, sobretudo, ao nosso alfabeto. Este, que antes se compunha de 23 letras, agora se compõe de 26 letras.

O alfabeto é só um, mas a maneira como cada língua usa as letras varia muito pelo mundo fora. O inglês, como sabemos, usa apenas as letras, sem mais sinais — embora, na verdade, isto seja muito enganador: é uma língua que tende a preservar os sinais que vêm com as palavras que engole, como no caso de façade.

O alfabeto japonês é composto por 3 alfabetos diferentes: hiragana, katakana e kanji.

O alfabeto oficial da língua portuguesa é o latino ou romano. Ele surgiu por volta do ano 600 a.

Os povos eslavos ortodoxos usam o cirílico, Bulgária, Macedónia, Sérvia, Montenegro, Belarus, Ucrânia e Bósnia (junto ao alfabeto latino, que é mais utilizado).

O alfabeto usado no Brasil tem origem latina é decente do grego. O grego, por sua vez foi derivado do Felício que trouxe uma grande inovação com apenas 22 letras.

A letra bastão também é conhecida como letra de imprensa ou letra de forma. É comum surgirem muitas dúvidas em torno do ensino da escrita para os pequenos quanto ao tipo de letra que deve ser apresentada e utilizada inicialmente, visto que a letra cursiva também é de extrema importância para o desenvolvimento infantil.

Cartazes alfabeto quatro tipos de letras: cursiva, bastão, minúscula, maiúscula!

Árabe – a mais bonita língua na escrita
Para os olhos de um leitor habituado ao clássico alfabeto latino, a escrita Árabe aproxima-se mais de uma obra de arte do que a escrita. Da direita para a esquerda, sem letras maiúsculas ou minúsculas, o Árabe parece fluir sem fim de uma forma fascinante.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

Quais são as línguas mais fáceis de aprender para quem fala...

  1. 1 - Holandês. Cadastro realizado. ...
  2. 2 - Inglês. Pois é, se você achava que a língua inglesa era uma das mais difíceis de aprender, você se enganou! ...
  3. 3 - Romeno. ...
  4. 4 - Francês. ...
  5. 5 - Espanhol. ...
  6. 6 - Italiano.

O alfabeto fenício (na verdade um abjad/consonantário, por ter apenas as consoantes e não as vogais), foi o sistema de escrita usado na Fenícia (atuais Síria, Líbano e norte de Israel) que viria a dar origem a grande parte dos sistemas atuais.

Porém, o maior legado fenício foi, sem dúvida, a criação de um sistema de escrita, formado por 22 letras, que ficou conhecido como alfabeto. Os fenícios não foram os criadores da escrita, já que antes deles houve os sumérios, com a escrita cuneiforme, e os egípcios, com os hieróglifos.

A partir da nova regra ortográfica, o alfabeto brasileiro ganha mais três letras, passando de 23 para 26 letras no total. Foram incluídos o K, o W e o Y. A inclusão das novas letras não é totalmente uma novidade para o brasileiro.

Rotokas

Rotokas, uma língua falada na Papua-Nova Guiné, tem apenas 11 letras, o que o torna o alfabeto mais curto da Terra.