Qual álcool ideal para fondue?

Perguntado por: aalmeida8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Em alguns modelos de panela para fondue com fogareiro, basta usar álcool gel acima de 65° no acendedor - o que pode ser mais seguro. Também há modelos de panela que utilizam difusores de calor para acender a panela de fondue.

ACENDER A CHAMA DA ESPIRITEIRA COM ÁLCOOL GEL 70% OU 90% (NÃO UTILIZAR ALCOOL LIQUIDO). DESPEJAR O PREPARADO PARA FONDUE QUE FOI PREVIAMENTE DISSOLVIDO E AQUECIDO EM OUTRO RECIPIENTE DENTRO DA PANELA DE CERÂMICA. A CHAMA IRÁ MANTER SEU FONDUE AQUECIDO POR ATÉ 2 HORAS.

Cuidado para não queimar o fondue
Por isso, Clau indica alguns cuidados: "utilize uma panela mais grossa tanto para o chocolate quanto para o queijo, mexendo sempre para que não grude e queime. Mantenha o fogo do rechaud sempre baixo".

Diferente sem ousar, o espumante: o espumante também pode ornar muito bem com a sua sequência de fondue. Na harmonização com queijos, é preciso entender a sua estrutura comparada com a do espumante, além do grau de acidez e doçura. “Para não errar, a escolha certeira é o brut rosé.

álcool etílico

Para espiriteira só álcool etílico e isopropílico.

70%

Apesar de muitas pessoas utilizarem o álcool tradicional, também chamado de álcool 70%, para acender uma churrasqueira, é recomendável sempre preferir a versão em gel. O motivo é a menor concentração de água nesse tipo de álcool, situação que facilita a queima.

É, geralmente, o tipo de panela mais barata para fondue no mercado. O material é atóxico, ao contrário de alguns modelos de metal/inox. Pode ir ao microondas, fogo direto ou forno.

Coloque a panela sobre o queimador e acenda o queimador com um fósforo longo; Os pequenos buracos no queimador servem para regular a intensidade da chama. Quanto mais buracos abertos, maior a intensidade; Posicione os garfinhos e sirva com pão italiano ou frutas cortadas em cubinhos, no caso do fondue de chocolate.

Dê preferência sempre ao álcool em gel, pois respinga menos e por isso é mais seguro do que em estado líquido. Caso o recipiente permita apenas o álcool líquido, utilize os de 70% a 90%, pois a durabilidade da chama é maior.

Como acender rechaud? O rechaud de ferro pode ser acendido com álcool, álcool em gel, pastilhas de álcool sólido ou velas especiais.

es·pi·ri·tei·ra ra. [Brasil] Lamparina ou outro recipiente onde se deita álcool para arder.

O chocolate hidrogenado também é considerado uma cobertura. No processo de fabricação, a manteiga de cacau é substituída por outra gordura vegetal, como óleo de babaçu e palma. Esse tipo de chocolate não precisar passar pela temperagem.

Já o chocolate fracionado, na realidade, é uma cobertura de chocolate. Ele possui adição de gordura vegetal, que, geralmente, é o óleo de palma. A textura é mais macia que o chocolate puro, porém, não precisa passar pelo processo de temperagem.

Quanto mais fechado e escuro estiver o ambiente de armazenamento, melhor será a conservação. Além disso, o ideal é envolver o chocolate em papel manteiga ou papel chumbo. O papel alumínio não é muito indicado, pois pode transferir o calor do ambiente para o chocolate. Com as outras opções isso não acontece.

O vinho branco, inclusive, é um ingrediente fundamental do fondue de queijo e na culinária, quando um tipo de vinho é utilizado na preparação de um prato ele também é a melhor opção na hora da harmonização.

E, claro, um bom vinho cai muito bem para a ocasião. E para harmonizar com a carne, que pode ser preparada na chapa ou na grelha, os vinhos tintos são as melhores opções, tanto os secos quanto os suaves.

Fondue de queijo: harmonize com vinhos tintos ou brancos
Os brancos, de maneira geral, combinam adequadamente com a receita de queijo, entretanto, nós recomendamos as versões mais secas dessa bebida, feitos a partir da chardonnay ou da Sauvignon blanc, para acompanhar seu fondue.