Qual alcance da visão do urubu?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Um urubu é capaz de ver um animal morto a 3000 m de altura e de sentir o cheiro de carniça a 50 km de distância. Ele tem a capacidade de alcançar até 2800 m de altitude, plainando ao sabor das correntes térmicas.

400 metros

Ocupando o ranking nacional, o Urubu Rei, também conhecido como Urubu do Mundo Novo, é capaz de atingir até 400 metros de altitude.

Espertos, os urubus aproveitam as correntes de ar quente para planar por horas a fio sem fazer esforço. Eles fazem movimentos ascendentes em espiral em largos círculos e voam dezenas de quilômetros atrás de alimento. No solo, quando se sentem ameaçados, regurgitam para perder peso e alçar vôo com mais rapidez.

Águia-de-asa-redonda

1º – Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Por fim, temos a rainha da visão de longo alcance, esta incrível águia européia. Assim, consegue enxergar roedores a 5 mil metros de altitude, facilitando a caça. De fato, seu foco visual é superior às demais espécies.

Isso ocorre porque essas aves fazem sua ascensão nas correntes de ar quente que sobem do solo. Esse é o principal motivo pelo qual esses animais evitam voar no período da manhã.

Urubu-de-cabeça-vermelha
Ao serem ameaçados por predadores, essas aves provocam o próprio vômito, botando para fora pedaços de carne semi-digeridas. Eca. Acertou quem imaginou que a sujeira tem um cheiro insuportável.

A forma mais rápida e simples de espantar os urubus de locais indesejados é com o auxílio dos repelentes. Nesse caso, pode ser usado o Repelente Para Urubu ByeBird, que consiste em um gel pastoso e incolor colocado na área desejada.

Esse comportamento contribui para diminuir a propagação de doenças, pelo fato das carcaças conterem bactérias que poderiam causar botulismo, antraz, raiva e cólera. Em áreas que não são encontrados urubus, as carcaças levam de três a quatro meses para se decompor, aumentando o risco de propagação dessas doenças.

Os urubus são aves pertencentes a ordem cathartiformes, diferente dos abutres do Velho Mundo, pertencentes à ordem accipitriformes. Eles possuem poucos predadores, sendo jiboias, sucuris e pequenos mamíferos carnívoros os mais conhecidos.

Segundo médicos ouvidos pelo portal, comer urubu não é recomendável. A ave é necrófaga – se alimenta de animais mortos – e possui bactérias de putrefação que podem provocar infecção alimentar e outros danos à saúde humana.

Um fuselo (Limosa lapponica), também conhecida como chalreta, quebrou um recorde mundial ao voar por mais de 12 mil quilômetros, sem fazer nenhuma escala.

Os urubus têm um sistema imunológico altamente desenvolvido, com anticorpos que os protegem de bactérias como as do botulismo, da cólera e da salmonela.

Está na lei: animais silvestres são protegidos e qualquer ação contra eles é crime! Inclusive destruir ou remover ninhos.

20 anos

Depende da espécie. De maneira geral, ele vive cerca de 20 anos. Porém, algumas espécies maiores podem passar dos 50.

Veronica Seider entrou para o livro dos recordes por possuir a melhor visão do mundo. Em outubro de 1972, a Universidade de Stuttgart relatou que Verônica possuía uma acuidade visual mais de 20 vezes melhor que a média da população. Ela conseguia identificar pessoas a uma distância de mais de 1,6 km.

Eles apenas vêem amarelo, verde, azul e tons de violeta. Os animais também não tem capacidade para diferenciar entre tonalidades – uma visão análoga ao daltonismo humano. Os bois são extremamente sensíveis a movimentos bruscos e vindos de fora de seu campo de visão.

Polvos, corujas, crocodilos e gatos possuem algo em comum: adaptações especiais para enxergarem à noite.

Para isso, primeiro é preciso espantar a mãe, com barulhos e bambus, por exemplo. “Esses animais não se sentem intimidados na presença humana. Por isso os bambus servem como uma arma que os assusta”, afirma o biólogo.

Quando atinge altitudes elevadas ou encontra massas de ar frias, esse vapor condensa e se transforma em água de novo, caindo em forma de chuva. Andrea conta que o que acontece no momento da formação da chuva é que os urubus aproveitam esses bolsões de ar quente que estão subindo para observar as áreas onde estão.

Depois que a chuva passa, as aves abrem as asas para secar. Usam o bico e as garras para se coçar. Um ritual que repetem várias vezes. Solitário, o urubu se aquece, como se realmente fosse um rei do Sertão.