Qual adubo mais completo para plantas?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

O húmus de minhoca é um dos mais famosos e considerado por muitos o melhor adubo!

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

Adubos NPK
O nitrogênio (N) é o responsável pelo crescimento e desenvolvimento de raízes, caules e folhas. A planta absorve, ainda no começo da vida, a maior parte do nitrogênio de que precisa e o armazena em seus tecidos de crescimento.

As plantas precisam mais do que água e terra para ficarem sempre bonitas. É como se água e terra fossem feijão com arroz da planta e os adubos, seriam os legumes, frutas e verduras. É através dos adubos que as plantas recebem as “vitaminas” que mais precisam.

Fertilizantes minerais ou sintéticos, também conhecidos como inorgânicos, são os mais utilizados na agricultura, pois são concentrados e de rápida assimilação pelas plantas. Assim, são usados com o objetivo de disponibilizar prontamente os nutrientes para as plantas.

A quantidade depende do tamanho do vaso, de sua espécie e porte, mas geralmente o intervalo de reposição é de 3 a 4 meses para espécies de folhagens e de 2 a 3 meses para espécies floríferas.

Cascas de abóbora, cenoura e batata, por exemplo, são ricas em vitaminas E e, se misturadas à terra, vão ajudar no crescimento saudável das plantas.

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

Os fertilizantes inorgânicos fornecem nutrientes imediatamente, fazendo com que as plantas cresçam mais rápido. Os orgânicos demoram mais para serem liberados, mas deixam o solo mais saudável ao longo do tempo. Se o seu objetivo for fazer uma planta estabelecida crescer mais rapidamente, use o inorgânico.

Calagem. O que torna o solo fértil é a realização da calagem. Essa técnica ajuda a corrigir a acidez da terra de uma produção agrícola, além de fornecer cálcio e magnésio para o crescimento saudável das plantas. A calagem é um processo de preparação do solo fértil com aplicação de calcário.

NPK 20-20-20
É um fertilizante ideal para aumentar a resistência das plantas e garantir nutrição adequada.

Adubo mineral do tipo NPK pode tanto ser misturado à terra (se for um granulado), quando ser diluído em água e borrifado nas folhas (se for um pozinho).

Descubra como fortalecer a saúde das suas plantas em 6 truques básicos:

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

O carvão é muito utilizado na jardinagem por conta de sua forma porosa que absorve muito líquido. Com isso, ele pode te ajudar a manter o nível de água adequado para a planta enquanto você rega. Coloque o carvão no fundo do vaso (ultima camada), isso vai fazer com que as raízes de sua planta não morram 'afogadas'.

As plantas daninhas competem com o cafeeiro por luz, água e nutrientes, e o manejo ineficiente dessas pode afetar negativamente o crescimento vegetativo e a qualidade dos frutos da lavoura.

De maneira geral, os organominerais são mais vantajosos, unindo o melhor do adubo orgânico e do mineral, além de aliar sustentabilidade e alta produtividade. Também é possível obter redução de custos com a adubação, uma vez que esses insumos diminuem a necessidade de aplicação de fertilizantes minerais.

Adubação: tipos de adubos e principais métodos de aplicação

  • 2.1 Adubo orgânico.
  • 2.2 Adubo mineral.
  • 2.3 Adubo organomineral.

Árvores – Usar 100 gramas de NPK 10-10-10 por m². Árvores floríferas – Usar 100 gramas NPK 4-14-8 por m² ou aproximado, não encontrando usar NPK 10-10-10 mais 100 gramas de farinha de osso por m².

Para fazer a adubação radicular, coloque a mistura na base dos caules da planta e regue. A quantidade de compostos vai variar de acordo com a espécie e o tamanho do cultivo, portanto, verifique as instruções da embalagem.