Qual adubação correta?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Uma boa maneira de fazer isso é alternando os adubos orgânicos e os químicos, de acordo com a formulação, época do ano e espécie da planta. Ressaltamos que muito mais importante do que adubar, é preciso adubar sempre. Assim, além de deixá-la com mais vigor e beleza, aumentará sua resistência a pragas e doenças.

Há três tipos principais de adubação que podem ser aplicados nas lavouras:

  • orgânica;
  • mineral;
  • organomineral.

As cinzas são outra dica sobre como adubar a terra, já que são ricas em potássio, fósforo e outros sais minerais. Elas ainda ajudam a afastar as pragas das hortas, porque alteram o pH do solo. Porém, tome cuidado: é preciso evitá-las em solos que já são ácidos. Para aplicá-las, você pode utilizar a “água de cinza”.

MODO DE USAR: Em vasos usar 5g (colher de café) para 1 kg de terra. Para outras formas de utilização ver a embalagem. PRECAUÇÕES : Deve-se aplicar o produto na projeção das copas das plantas e não próximo ao caule. Regar após a aplicação.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem.

As adubações devem ser realizadas antes do período de florescimento e após a colheita ou poda, para compensar as perdas de nutrientes. O excesso de químicos pode interferir no metabolismo da planta, prejudicando seu desenvolvimento e provocando, inclusive, queimaduras.

NPK 20-20-20: a alta concentração dessa fórmula é recomendada para plantas de grande porte; NPK 20-10-10 ou 20-05-20: indicado para adubação de gramíneas; NPK 25-25-25: fertilizante potente indicado para espécies hidropônicas.

De maneira geral, os organominerais são mais vantajosos, unindo o melhor do adubo orgânico e do mineral, além de aliar sustentabilidade e alta produtividade. Também é possível obter redução de custos com a adubação, uma vez que esses insumos diminuem a necessidade de aplicação de fertilizantes minerais.

Para conseguir uma excelente adubagem nos terrenos com baixo teor nutritivo, o ideal é a aplicação de adubos orgânicos ou de origem mineral, que auxiliam no aumento da fertilização. É sempre bom prestar atenção nas áreas onde o adubo será aplicado, pois, sua utilização incorreta pode causar danos às raízes das plantas.

Coloque o adubo afastado das raízes e do caule. Em plantas de vasos, o ideal é aplicar o NPK nas laterais e depois regar. Em uma árvore, o NPK pode ser depositado em pequenos buracos cavados próximos às raízes.

O objetivo desse processo é garantir que as substâncias cheguem mais facilmente na raiz das plantas e sejam aplicadas na dosagem adequada para garantir uma nutrição completa e segura.

Adubo mineral do tipo NPK pode tanto ser misturado à terra (se for um granulado), quando ser diluído em água e borrifado nas folhas (se for um pozinho).

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

O adubo 20-05-20 serve para aumentar a quantidade e a qualidade de flores geradas pelas plantas, o que, por sua vez, irá também aumentar a quantidade de frutas e frutos.

NPK 18-18-18
Auxilia a manutenção de nutrientes, fazendo com que a planta se desenvolva corretamente, raízes, caules e folhas. Solúvel em água, este produto facilita a adubação.

O fertilizante 10-10-10 é ideal para novos plantios ou mudança de vasos, podendo também ser usado em plantas já instaladas, aplicando sobre o substrato ou terra a quantidade adequada de fertilizante. Utilizado em todos os tipos de plantas, preferencialmente as ornamentais, onde nas folhas prevalecem flores e frutos.

Qual é o melhor tipo de adubo para plantas? Um dos adubos mais comuns é o húmus de minhoca, de origem orgânica, pois com ele o solo se mantém fértil por mais tempo.

Farinha de ossos
Rico em fósforo e cálcio, esse fertilizante ainda auxilia a regular o pH da terra, sendo uma boa opção para qualquer espécie!

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.