Qual acento de melancia?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Quando bater aquela dúvida se melancia tem acento ou não, saiba que ela está livre do acento circunflexo. Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento. O equívoco de como se escreve melancia é que outras palavras semelhantes levam acentuação, como “memória”, por exemplo.

Resposta: a forma correta, com o acordo ortográfico, será "pera", sem o acento circunflexo.

Tonicidade diz respeito à sílaba que apresenta maior proeminência em uma palavra. Essa sílaba é chamada de tônica ou acentuada. Ela recebe o acento principal ou primário na palavra.

Separar sílabas é dividir cada pedacinho que forma uma palavra. Para fazermos isso usamos um tracinho, o hífen, assim: do-ce, pi-po-ca, fu-te-bol, co-lar. A separação é feita conforme a sua pronúncia, ou seja, os pedaços das palavras que são falados sem pausa não se separam.

Melancia é Uma Palavra Com 4 Sílabas e 8 Letras.

- Sou (sou). Além disso, elas podem ser subdividas como: Ditongo Crescente: esse caso acontece quando a semivogal, a letra mais fraca, antecede a vogal, a letra mais forte.

penúltima

Vale destacar ainda que o substantivo feminino pera é uma palavra paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é a penúltima.

Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: árvore, cálida, fétido etc.

A palavra pêssego tem acento circunflexo.

A escrita correta dessa palavra é ônibus. A palavra deve ser acentuada com acento gráfico circunflexo em sua sílaba tônica.

Em Português, não é necessário destrinçar a palavra Metro, com acento circunflexo, quando utilizada na acepção de meio de transporte. É o contexto que esclarece o seu sentido. Sim,a palavra metrô é oxítona terminada em "o", então o acento é obrigatório.

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

O acento agudo (´) é o sinal gráfico usado acima das vogais para indicar a sílaba tônica com som aberto em algumas palavras. Há regras específicas para seu uso, já que nem todas as palavras da língua portuguesa precisam de acento agudo para indicar a sílaba tônica.

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém. O Brasil não pode ficar refém de tecnologias de outros países.

Possuem apenas uma sílaba. Exemplos: mãe, flor, meu, sal, trem.

E é esse o caso de "baú". A segunda vogal do hiato é "u", tônica.

Oxítonas. As palavras são oxítonas quando a última sílaba da palavra é a sílaba tônica: ali (a-li); arroz (ar-roz);

Hiato: as vogais que se encontram pertencem a sílabas diferentes. Ex.: açaí. Ditongo: as vogais que se encontram pertencem à mesma sílaba. Ex.: faceiro.

O que é ditongo? Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

Há três tipos de encontros vocálicos: ditongo, hiato e tritongo.