Qual absorvente faz mal?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Absorventes internos requerem cuidado especial. O acúmulo de sangue menstrual neste tipo de absorvente por muitas horas seguidas cria um ambiente propício para a proliferação da bactéria S. aureus e pode resultar em um processo inflamatório sério chamado Síndrome do Choque Tóxico, podendo até mesmo causar a morte.

O uso prolongado do absorvente interno pode causar uma doença chamada síndrome do choque tóxico (SCT). A SCT é causada pelas bactérias naturais da ppk, mas que podem se proliferar de forma acelerada quando se usa o absorvente interno por muito mais tempo do que o recomendado. A SCT é extremamente rara, mas é perigosa.

As 4 Melhores Marcas de Absorventes em 2018

  • Intimus Noturno Extraproteção garante uma noite de sono mais confortável. ...
  • O.B. ...
  • Sempre Livre Adapt Plus Noite e Dia Suave com Abas garante até 10 horas de proteção. ...
  • Always Ultrafino Seca absorve instantaneamente deixando você mais confortável.

Quantos absorventes é normal usar por dia? Bom, considerando que as mulheres usam cerca de 20 absorventes por mês e menstruam em média por 5 dias, podemos constatar ser comum usar no mínimo 4 absorventes descartáveis por dia.

Pra começar, tem os protetores diários! Eles são bem fininhos, confortáveis e ótimos pra usar no dia a dia, viu? E mais: seguram bem até aquelas escapadas no finalzinho do fluxo menstrual e outras secreções e ainda ajudam a segurar odores que podem aparecer durante o dia.

Mas o ideal é que as mulheres não os utilizem todos os dias. Devido à presença das camadas plásticas, o protetor diário pode reter a umidade natural da vagina. Dessa forma, há maior chance de proliferação indesejada de microrganismos que podem desregular a microbiota vaginal.

O acúmulo de sangue menstrual neste tipo de absorvente por muitas horas seguidas cria um ambiente propício para a proliferação da bactéria S. aureus e pode resultar em um processo inflamatório sério chamado Síndrome do Choque Tóxico, podendo até mesmo causar a morte.

Não há perigo em ficar por mais de 12 horas com o mesmo absorvente, segundo José Maria Soares Jr., ginecologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). "O risco maior é encher o absorvente, vazar e sujar a roupa", afirma o ginecologista.

8 horas

De quanto em quanto tempo você deve trocar o absorvente interno é você quem decide, avaliando seu fluxo e sua necessidade. Porém, é sempre importante lembrar que o tempo máximo de permanência com o mesmo absorvente interno é de até 8 horas.

Algodão e gaze são materiais altamente absorventes que podem ser usados em situações de emergência.

Absorventes de algodão
Os absorventes de 100 % algodão, são uma ótima opção para mulheres que fazem alergia aos outros absorventes, porque não possuem materiais sintéticos, aditivos químicos ou resíduos responsáveis pelas reações alérgicas.

O Absorvente seco geralmente contém plástico na região que absorve o fluido, enquanto que o suave é mais natural, feito de algodão, podendo este ser mais confortável e úmido. O Absorvente Suave também é mais indicado para quem possui alguma sensibilidade quando em contato com o plástico.

O Intimus Gel tem nova cobertura com furinhos em forma arredondada por onde passa o fluxo rapidamente e não volta, deixando você muito mais seca e limpa. Sem falar da ação Gel que cristaliza o fluxo mantendo-o longe da superfície, mais proteção e conforto.

Usar um absorvente noturno com a parte traseira mais larguinha pode ser uma boa saída. Outra dica para quem tem o fluxo intenso é trocar o absorvente descartável pelo absorvente de pano.

Pode lavar o cabelo durante a menstruação sim, diva!
Mas saiba que, durante muito tempo, as pessoas realmente acreditavam nisso e evitavam lavar os fios durante a menstruação. De fato, isso é um mito e você pode lavar os cabelos sossegada em qualquer época do mês .

Os coágulos de sangue menstrual podem ser espessos e irregulares ou fibrosos. Eles se formam se o sangue se acumular no útero antes de sair do colo do útero ou na parte posterior da vagina. Os coágulos também estão ligados a miomas – formações não cancerosas no útero (4).

Entre as causas possíveis estão alterações hormonais, infecções pélvicas ou a presença de miomas, pólipos e tumores no útero. O tratamento para a hemorragia menstrual varia de acordo com a causa e o médico ginecologista poderá identificar a origem do sangramento abundante e realizar o diagnóstico correto.

Um desses acessórios lançado na década de 1940 foi apresentado como "Cinto Modess", que consistia de uma estreita faixa rente à cintura com dois elásticos presos com uma presilha, os quais partiam do umbigo e atravessavam a virilha até o cóccix, acoplando o absorvente.