Qual abóbora mais vendida no Brasil?

Perguntado por: imata . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Dura por fora e macia por dentro, a abóbora japonesa também é chamada de kabocha.

A abóbora menina germina super rápido, cerca de 4 a 8 dias após a semeadura.

A abóbora menina brasileira, também conhecida como abóbora de pescoço, pode pesar até 20 kg e medir um metro. Acredita? Por isso, muitas vezes é vendida em porções.

China, Índia, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos figuram na lista dos principais produtores.

A produtividade da abóbora no Brasil se situa entre 12 e 15 toneladas por hectare. Mas, com o uso das tecnologias e manejos recomendados pela Embrapa, a produtividade chega a 25 toneladas por hectare.

150 dias

A colheita só irá acontecer de 120 a 150 dias, se estendendo de janeiro até março. “Temos o local ideal para o cultivo de abóboras: boa terra e muita água”, conta o produtor, que passou toda a sua vida na região.

um padrão de fruto menor quando a gente tem uma planta muito carregada tá então isso acaba acontecendo mas ela pode ter aí até mais de 10 frutos aí embora isso não seja o comum tá não é o comum Principalmente.

1° lugar: Abóbora Japonesa - Total: 1.403.793 unidades
Dura por fora e macia por dentro, a abóbora japonesa também é chamada de kabocha.

Já Anderson Moreira, Coordenador Técnico de Vendas Sudeste (Rio de Janeiro e Norte de Minas Gerais) diz que a Takayama é líder de mercado devido a alta produtividade, maior porcentagem de frutos graúdos (média de 2,8kg), boa resistência a doenças foliares e alto vigor de planta e raiz, o que ajuda muito na performance.

Abóbora seca | abóbora de pescoço
Esta abóbora possui sabor adocicado com textura fibrosa e úmida, por isso é muito utilizada em doces, pães e ralada em saladas.

Quando e como Plantar Abóboras? Primeiramente, a plantação deve ser realizada entre março e maio, para que possa crescer durante os meses de maior calor. Após adquirir as sementes, deve efetuar covas na terra, com cerca de 30-40 centímetros de profundidade, nos locais pretendidos.

Chicória, abóbora e rabanete pode-se plantar junto
A chicória e a abóbora são espécies de muito boa relação na plantação. São variedades que podem compartilhar espaço com diferentes qualidades de plantas, sem que se prejudiquem ou representem perigo às demais.

Por se tratar de uma planta das américas, a abóbora possui baixa resistência ao frio. Em locais com baixas temperaturas, recomenda-se que a abóbora seja cultivada entre setembro e fevereiro.

A abóbora japonesa é um alimento rico em fibras, vitaminas e diversos nutrientes. Dentre suas propriedades mais conhecidas, podemos citar a alta concentração de betacaroteno. Esse composto pode ser convertido em vitamina A pelo corpo.

Tipos de abóboras
Linda, moranga, brasileirinha, tortei, japonesa (cabutiá), paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies. A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.

A abóbora paulista, de formato comprido, pode ser usada em refogados, sopas e doces. É a mais fácil de descascar, porque sua casca é bem mole, se comparada como as outras variedades, como a cabochá ou mesmo a moranga. O consumo de abóboras pode diminuir o nível de colesterol no organismo.

1. Cabotiá Também conhecida como abóbora japonesa, essa espécie se assemelha muito à moranga. Possui casca dura, esverdeada em tom escuro e sua polpa, depois de cozida, fica muito macia e saborosa.

Quando os primeiros navegadores portugueses desembarcaram em terras brasileiras, há cinco séculos, os indígenas cultivavam suas próprias variedades de abóboras.

No Paraná, agricultor se surpreendeu com abóboras de quase 300 quilos; maior abóbora do mundo pesa mais que um carro. Vira e mexe, o campo traz surpresas: desta vez, em Santa Tereza D'Oeste, um agricultor se surpreendeu com abóboras gigantes, de quase 300 quilos em sua lavoura.

O maior espaçamento com 4m x 3m destacou-se com 2,9kg/fruto, seguido pelos demais espaçamentos que alcançaram 2,5kg/fruto (Tabela 1).

A produção é toda irrigada e o agricultor garante que, apesar de gastar mais com este manejo da abóbora, a lucratividade vale muito a pena. Segundo ele, em 2020 teve um custo total de R$ 8 mil/ha, enquanto a receita total chegou a R$ 45 mil/ha, em função da alta produtividade.