Qual abacaxi é mais doce o Pérola ou Havaí?

Perguntado por: elopes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O abacaxi Pérola tem formato mais alongado, baixa acidez, a polpa branca e espinhos na coroa. O abacaxi Havaí tem formato mais retangular, polpa amarela, maior acidez e maior teor de sólidos solúveis e sem espinhos na coroa. Por precaução o consumidor prefere o abacaxi Pérola ao Havaí porque é mais doce.

O abacaxi mais doce do Brasil: Novo Remanso recebe Indicação Geográfica como centro de produção de abacaxi. A Indicação de Procedência (IP) para o abacaxi foi publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2579 e foi concedida em nome da Associação dos Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso.

O abacaxi pérola tem formato mais alongado, fino na parte de cima e mais grosso na parte de baixo, com escamas bem distribuídas ao longo do corpo. Possui polpa amarelo-pálida e sabor bem marcado e doce, porém, não muito ácido. Sua principal característica é ter uma casca esverdeada, mesmo quando o fruto está maduro.

Por ser pouco calórico (apenas 52 calorias em 100 gramas do produto), essa fruta é muito indicada para dietas de redução de peso. Além disso, seu consumo pode ajudar a evitar problemas nos olhos, ossos, pele e sistema digestivo, e ajuda ainda a aumentar a imunidade e ameniza as dores pós treino.

Formato arredondado, polpa amarelada, folhas da coroa sem espinhos. É mais ácido que o abacaxi pérola, principalmente no inverno.

O abacaxi smooth cayenne, por exemplo, é a espécie que mais lidera o ranking de abacaxis produzidos ao redor do mundo. Primeiramente, assim como outras espécies, ele é extremamente saboroso.

A fruta existe no Brasil e é chamada de “Abacaxi IAC Gomo de Mel”, pois começou a ser produzida há quase 30 anos no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O comércio da variedade foi interrompido por conta de sua fragilidade a doenças e, hoje, pode ser encontrada apenas com produtores independentes.

Para saber se o abacaxi está bom e doce basta tentar arrancar uma folha da coroa da fruta, se sair fácil é porque já está pronto para ser usado.

Para saberes se o abacaxi está maduro basta tirar uma das “pétalas” bem do centro de sua coroa. Se sair com facilidade, está no ponto para descascar e saborear, assim como a sua cor amarelada.

Como regra geral, a cor amarelada deve ser encontrada nos pontinhos marrons da base da fruta. Se a cor já começou a subir por todo o abacaxi, quer dizer que ele está bem doce.

a variedade mais plantada é a Pérola, responsável por cerca de 80% da produção brasileira de abacaxi. A segunda variedade é a Smooth Cayenne, conhecida também como abacaxi havaiano, cujos plantios se concentram no Sudeste do país, principalmente em São Paulo e na região do Triângulo Mineiro.

O abacaxi-roxo, ou Tradescantia spathacea, é uma planta versátil e exótica. Usado como componente de jardins, ele é uma espécie vistosa e muito resistente aos fatores externos, como chuva, sol e vento. A muda não é considerada uma planta tóxica, mas se ingerida por algum pet ou criança, pode causar irritação na boca.

Segundo o produtor, o Pinkglow tem sabor mais doce do que o das variedades tradicionais e mais suculência. Para completar, sai como nenhum outro nas fotos! O preço, no entanto, é mais para salgado: cada abacaxi rosa sai por US$ 49 (aproximadamente R$ 276).

Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média (areno-argilosa) ou leve (arenosa), e bem drenados, de preferência planos, com boa profundidade e com pH em torno de 5.0. Não devem ser sujeitos ao encharcamento. O plantio pode ser feito em covas, sulcos e fendas (plantio inclinado).