Qual a voz mais difícil?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Contralto: É a voz mais grave e também a mais rara entre as mulheres. Inclusive, é difícil escutarmos esse tom em uma ópera. A lendária Marian Anderson é um dos poucos exemplos de cantora de ópera que ficou famosa por ter um contralto. Sua extensão vai do MI 2 ao LÁ 4.

Um estudo da University College, de Londres, determinou qual o tipo de voz mais sensual para homens e mulheres. Para elas, a voz deve ser rouca e aveludada, como a da radialista Antônia Leite Barbosa.

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

Quem tem uma voz atraente é considerado competente, gentil e confiável. Isso, por sua vez, produz um "efeito halo", ou efeito auréola — em que vemos pessoas que consideramos boas como mais atraentes.

Encontrar uma contralto de verdade é muito raro, considerando que essa voz é semelhante a voz Tenor, pois cantam graves e tem a voz encorpada. Seu timbre é vigoroso e robusto com extensão aguda muito escura e entubada, o seus alcances graves são cavernosos, coloridos, profundos e marcados pela por sua Potência Vocal.

A nota vocal mais grave atingida por um ser humano é o G-07 (0.189 Hz) por Tim Storms (USA), recorde atingido em 30/03/2012. No repertório clássico a nota mais grave é um D2 na ária de Osmim, em O Rapto do Serralho, de Mozart.

Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade. Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias – o mais importante é ter uma voz pessoal, expressiva, interessante.

"Diversos estudos já mostraram que homens tendem a favorecer o tom de voz mais alto em mulheres, por este ser mais feminino e jovial, enquanto as mulheres tendem a gostar de homens com vozes mais profundas, vistas como mais masculinas e ligadas à presença de testosterona."

Contralto é o tipo de voz feminina mais baixo e pesado, com a mais grave tessitura e também a mais rara.

Quais as vozes mais raras do mundo
Apesar de haver distinções dentro dessas categorias de vozes e espécies de subdivisões, é unânime que o contralto é a mais rara entre as mulheres. Podemos ver mulheres contralto ouvindo cantoras como Adele e Ana Carolina.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

Como escolher o tom de voz correto? A escolha do tom de voz começa na respiração. Uma respiração adequada mantém a qualidade da voz; afinal, os sons são emitidos pela passagem do ar através da laringe. É por isso que os Fonoaudiólogos recomendam exercícios de respiração para melhorar a fala.

Barítono é uma voz intermediária masculina, ela se destaca por variar entre notas graves e agudas, muitas vezes facilitando o processo do canto.
...
São exemplos:

  • Jim Morrison;
  • Calvin Harris;
  • André Valadão;
  • Drake;
  • Alex Turner;
  • Eddie Veder;
  • Chico Buarque e;
  • Herbert Vianna.

Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:

  1. Bocejar emitindo vogais. Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. ...
  2. Sucção com som. ...
  3. Emitir sons graves. ...
  4. Imitar um som específico. ...
  5. Falar em tons de voz diferentes.

Que é brando, suave, ameno: Tem uma voz doce de contralto.: Soprava uma doce brisa.

5 vozes masculinas que você precisa conhecer!

  • Rolando Villazón (1972): Nossa primeira dica é do mundo clássico, do canto lírico. ...
  • Ney Matogrosso (1941) ...
  • Nat King Cole (1919-1965) ...
  • Tião Carreiro (1934-1993) ...
  • Chris Cornell (1964-2017)

Nos meninos, a voz fina é uma característica anatômica normal, que só vai ser alterada na adolescência, quando a produção de hormônios é intensificada.