Qual a voltagem mais usada no mundo?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

1) América do Sul: A maioria dos países adota 220 volts. A Colômbia e o Equador são as exceções, com 120V. 2) América do Norte: Os Estados Unidos, Canadá e México utilizam o mesmo padrão variável, de 110V a 127V.

As tomadas de 220v estão em países como Itália, Espanha e Portugal. Já em países como Alemanha, França, Holanda e Suíça, a voltagem padrão é de 230v. No Reino Unido, por sua vez, a voltagem é de 240v.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

A tensão usada em todo o Japão é uniformemente de 100 volts, A.C. Há dois tipos de frequências em uso - 50 Hertz no leste do Japão e 60 Hertz no oeste do Japão (incluindo Nagoya, Quioto e Osaka).

A China usa corrente 220 volts e uma variedade de padrões de tomadas. As mais comuns são a plana de dois pinos (tipo EUA) e a plana de três pinos (tipo Austrália).

A lei não funcionou, a padronização não ocorreu e, no início da década de 1960, foi decidido que o Brasil seria unificado sob o padrão de 60 Hz, porque a maioria das áreas desenvolvidas e industrializadas usava 60 Hz, a ausência de interligação entre os sistemas prejudicava o desenvolvimento do país e entre as décadas ...

É por questão de segurança que a maior parte do Brasil utiliza 110 V. O choque elétrico que resulta de uma tensão de 220 V pode gerar mais danos que um choque de uma tensão de 110 V.

Por que em algumas cidades a tensão é 110 volts e em outras, 220 volts? Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.

Pergunta do leitor – Claudete Stawny, São Bento do Sul, SC Porque a rede elétrica do país foi implantada por empresas diferentes sem um padrão comum. Quando essa instalação ocorreu, lá no início do século 20, as companhias contratadas para o serviço eram estrangeiras e não tinham um modelo a seguir.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

No Canadá, a voltagem padrão utilizada é de 110 volts. É importante que você verifique se o seu aparelho tem dupla voltagem, afinal em alguns estados do Brasil, principalmente no Nordeste, os aparelhos utilizam a voltagem 220v.

As concessionárias de energia elétrica residencial no Brasil há muito tempo (desde 1999) não mais entregam a tensão nominal de 110 V pois ela foi substituída por 127 V. A mudança começou em 1986 e foi concluída em 1999. Portanto não tens nas tomadas elétricas da tua casa 110 V mas somente 127 V.

110V

Padrão de tomadas nos Estados Unidos
De toda forma, saiba que a voltagem em Nova York é de 110V. O modelo da tomada é o chamado tipo B, com dois pinos achatados e um redondo.

Rússia: tomadas tipo C ou F (220 V); Suécia: tomadas tipo C ou F (230 V); Suíça: tomadas tipo C ou J (230 V); Uruguai: tomadas tipo C, F ou L (220 V);

Sem problemas, geralmente esses equipamentos funcionam com voltagem de 100 a 127 v.

Eletricidade: A corrente elétrica na Suécia é de 220 Volts AC, e de 50 Hz.

Em geral, as tomadas são de 220 volts, com entrada de dois pinos grossos. SEGURANÇA A Coreia do Sul apresenta baixas taxas de criminalidade.