Qual a voltagem do aterramento?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

110 e 220 volts

O aterramento tem como função a prevenção de danos nos aparelhos eletrônicos se houver uma descarga elétrica e também evita que uma pessoa use um equipamento de forma errada, assim sendo, escapando de possíveis choques.

A primeira maneira de avaliar o aterramento é utilizando o alicate amperímetro ou mesmo um multímetro na escala de tensão alternada V~. A tensão entre fase e neutro e fase e terra tem que ser bem próximas, tolerando uma diferença máxima de 5 V (este é um valor máximo que sempre adotei nas minhas práticas).

O condutor de aterramento deve ser de cobre nu, e ele deve ser o mais curto e retilíneo o possível, normalmente, o condutor de aterramento fica posicionado abaixo do quadro geral, ou da caixa de medidores.

O aterramento do neutro de transformadores, e geradores, através de resistência permite: Reduzir os valores das correntes de curto-circuito para a terra, reduzindo os riscos de acidente para as pessoas, equipamentos e a própria instalação.

Com as pontas de prova, mede-se entre uma fase e o terra a tensão entre elas, que deve ser de 127 volts ou 220 volts conforme medição entre fase e neutro. Se a tensão medida for igual, significa que o aterramento é muito bom. A medição deve ser igual entre fase e neutro e a medição entre fase e terra.

O maior risco de utilizar o sistema de aterramento TNC é quanto a perda do neutro da instalação, neste caso o cabo fase perde a referência de neutro e tanto o cabo de neutro como o de terra que estão neste ponto, passam a ser um cabo de fase, ou seja, energiza os cabos de neutro até o ponto rompido e como o cabo do ...

Idealmente, o aterramento deve apresentar zero ohm de resistência. Não existe nenhum limiar padrão de resistência que seja reconhecido por todos os órgãos. Contudo, a NFPA e a IEEE recomendam o valor máximo de resistência de aterramento de 5,0 ohms.

Coloque o multímetro em escala de tensão alternada, e logo em seguida decida uma tomada de sua residência e coloque uma ponteira no furo fase e outro no terra, apesar da cor, por que o valor que será mostrado, não terá alteração na medida do aterramento e no seu multímetro, poderá surgir uma dimensão perto do valor ...

Você precisa colocar seu multímetro em escala de tensão alternada, depois deverá escolher uma tomada de sua residência e inserir uma ponteira no orifício Fase e outro no terra, independentemente da cor, pois o valor a ser mostrado não sofrerá alteração na sua medição de aterramento, e no seu multímetro deverá aparecer ...

O profissional explica que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.

TIPOS DE ATERRAMENTO – CONHEÇA TODOS OS TIPOS DE ATERRAMENTO NESTE ARTIGO E QUAL O MAIS INDICADO PELA NBR 5410

  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão: TN, TT e IT.

A resistência do aterramento é o quociente entre a tensão que o aterramento se eleva em relação a um eletrodo remoto, (ou seja, que tenha resistência mútua nula com o aterramento sob ensaio) pela corrente injetada neste aterramento, conforme Fig.

O condutor de aterramento deve ser da mesma seção do cabo fase, desde que seja até 16 mm².

A regra é: Ao se utilizar o neutro como aterramento, o mesmo deverá ser derivado do neutro em um ponto anterior ao qual se quer aterrar. Ou seja, se deseja aterrar o quadro de distribuição, deverá ser puxado um circuito de Aterramento, oriundo do neutro do quadro de medição.

Não se deve ligar o fio terra no neutro! Essa é a regra. Vejamos o porquê. A grande causa desse potencial do neutro ser diferente do terra real se deve aos desequilíbrios das cargas que causam circulação de corrente pelo neutro e assim, podem provocar problemas.

O esquema TT possui um ponto de alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a eletrodos de aterramento eletricamente distintos do eletrodo de aterramento da alimentação. Esse sistema é o mais eficiente de todos.