Qual a voltagem de uma carga rápida?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A maioria dos telefones e outros dispositivos são capazes de lidar com 5V / 2.4A. Assim, para carregamento rápido, a tecnologia deve aumentar a voltagem em 5V, 9V, 12V, ou aumentar a amperagem para 3A ou mais.

A maioria dos telefones suportam 5 V/2,4 A. Portanto, para carregamento rápido você procura algo que aumente a voltagem em 5 V, 9 V ou 12 V, ou eleve a amperagem a 3 A ou mais.

Se uma carga lenta é aceitável, ou se a temperatura ambiente exceder 30°C, o limite de tensão recomendável é 2,35 Volts por célula. Se for preciso um carregador rápido e a temperatura ambiente permanecer abaixo de 30°C, poderá ser usado de 2,40V a 2,45V por célula.

Por exemplo, carregadores de equipamentos eletrônicos e lâmpadas leds geralmente são bivolts. Ou seja, eles funcionam tanto em 110V quanto em 220V. Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V.

A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão. O que os carregadores fazem é converter os 110 ou 220 volts em corrrente alternada que chegam pela tomada em cerca de 5 volts em corrente contínua, que são adequados para alimentar a bateria. Evite deixar chegar a 0% para recarregar.

10 watts

Já um carregador rápido original, o chamado fast charger, completa 10 watts.

Um carregador rápido entrega uma grande quantidade de carga elétrica para a bateria em pouco tempo. De forma simples, isso ocorre com aparelhos com maior potência —medida em watts— que entregam mais energia à bateria em um determinado intervalo de tempo.

iG Tecnologia
A Realme anunciou o smartphone com o carregamento mais rápido do planeta. Trata-se do Realme GT Neo 5, cuja bateria consegue ir de 0% a 100% em apenas 10 minutos, de acordo com a fabricante. O modelo é compatível com carregamento rápido de 240 W, a tecnologia mais avançada do mercado.

Se seu dispositivo opera com 5 Volts, não se pode ligá-lo a uma fonte de 12 Volts, pois ela tem um potencial elétrico muito maior do que o suportado pelo aparelho, o que pode gerar danos.

Nos dias atuais, boa parte dos carregadores são bivolt, ou seja, funcionam tanto em tomadas 110V como em tomadas 220V sem nenhum problema ou risco.

Carregadores turbo são aparelhos que podem ser disponibilizados pelas fabricantes dos celulares ou funcionarem de maneira universal. Eles prometem 100% de carga de bateria em um telefone celular com muito mais velocidade que os modelos padrão.

O recurso atrasa o tempo de reabastecimento ao mesmo tempo em que garante que a bateria atingirá os 100% antes que o telefone seja desconectado. É importante lembrar, no entanto, que a tecnologia funciona melhor para usuários que seguem uma rotina no uso do smartphone.

A voltagem pode ser confirmada na etiqueta da fonte original ou na etiqueta embaixo do aparelho. Cada fabricante pode colocar esta especificação em lugares diferentes no equipamento, porém a grande maioria coloca nessas etiquetas.

Primeiro é necessário saber que a carga, sendo rápida ou lenta, nada mais é que a quantidade da corrente elétrica que será colocada na bateria. A diferença principal entre essas duas formas de carregar é a velocidade dessa transmissão.

Agora, se for ao contrário, e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência, porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

As tomadas de 220V não carregam o celular mais rapidamente, até porque a maioria dos aparelhos hoje são bivolts e se adaptam a qualquer uma das voltagens. "Tanto uma quanto outra vai fornecer a corrente necessária.