Qual a voltagem de saída de um estabilizador?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Em alguns casos pode ser utilizado para converter a tensão de entrada de 220V para alimentar equipamentos em 115V, que é a tensão padronizada de saída dos estabilizadores e “nobreaks”.

Como funciona
No momento em que há um aumento da tensão na rede, os estabilizadores devem agir e regular a voltagem sobre cada aparelho, evitando, dessa forma, que estes sejam queimados. Já quando a rede sofre uma queda na sua tensão, o estabilizador aumenta a tensão, impedindo que os aparelhos desliguem.

A tensão de saída é igual à tensão de entrada vezes uma razão entre resistores: o resistor de baixo dividido pela soma dos resistores.

O Revolution Speedy é um estabilizador destinado tanto a eletrônicos como a equipamentos de informática de 300 VA (300 Watts), equipado com quatro tomadas e suporte a voltagens de entrada e saída de 115 Volts.

- Estabilizador 300VA SMS Revolution Speedy New Generation com potencia de 300 VA (300 W) e entrada bivolt com saída em 115 V.

Portanto, há mais riscos para a sua máquina quando você utiliza um equipamento como esse do que quando você não o utiliza. Na dúvida, não use, pois trata-se de um investimento desnecessário. Em resumo: os estabilizadores estão ultrapassados e não aguentam a variação de energia dos PCs atuais.

Você encontra opções de estabilizador para PC com quatro a seis tomadas. Para encontrar o modelo ideal, avalie quantos equipamentos você precisa conectar e a potência máxima suportada, que varia de 300V a 1000V.

Além do fusível de proteção, um estabilizador é composto por uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, uma chave para ligar e desligar e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.

Dicas de como utilizar um estabilizador:
Verifique se a tensão de saída do seu estabilizador é compatível com a tensão de entrada de seus equipamentos; Nunca instale em locais úmidos. Ou seja, procure evitar lugares que contenham líquidos inflamáveis e vapores químicos; Deixe um espaço livre para a ventilação.

É vedada a utilização dos estabilizadores e nobreaks para ligar equipamentos como motores, geladeiras, destiladores; É proibido por Norma Técnica a utilização das tomadas múltiplas conhecidas como "benjamins" ou "Tês". O mesmo pode gerar sobrecarga na tomada e provocar um incêndio.

Fontes mais bem construídas suportam variações ainda maiores. É por isso que as fontes podem ser ligadas em 110, 115 ou 127 V, que são as tensões que se encontra no Brasil, sem problema algum. Se estiver chaveada para 110V e for ligada em 220, aí então a explosão será líquida e certa.

O regulador de tensão pode ajustar a tensão necessária de acordo com a situação real do usuário. O estabilizador de tensão só pode estabilizar a tensão flutuante e instável no valor de tensão predefinido na fábrica.

A tensão e a frequência de excitação de entrada referem-se à tensão CA de entrada (Vrms) e à frequência fornecida aos condutores do enrolamento primário pelo sistema. Essas tensões normalmente variam de 1 a 26 VCA, a uma frequência de 400 a 10.000 Hz.

Para medir a diferença de potencial entre dois pontos num circuito, basta tocar nesses dois pontos com os dois terminais do voltímetro. Para usar um multímetro como voltímetro, roda-se o botão para a posição de voltagem contínua e ligam-se os dois cabos de medição nas saídas idetinficadas por COM (comum) e V (volts).

1) A Resolução nº 505/2001 da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica estabelece limites de 201 a 231 V (para tensão fase-neutro) para o fornecimento de energia elétrica pelas concessionárias no Brasil, considerando valor nominal de 220/380V, trifásico.

Por isso, as fontes de alimentação fornecem, essencialmente, as seguintes tensões: +3,3 V, +5 V, +12 V, -5 V e -12 V (as antigas fontes AT não oferecem a tensão de +3,3 V). As saídas de +3,3 V e +5 V são mais direcionadas a dispositivos menores, como chips de memória.

Auto Transformador Mm 300va (200 Watts)t 127/220v ou 220/110v Bivolt | Shopee Brasil.

O kVA é a medida que equivale a 1000 voltamperes – 1kVA = 1000VA. Esta é uma potência aparente do sistema que também pode ser considerada como teórica e se dá pela soma vetorial entre a potência ativa do sistema (ou os Watts) e a potência reativa do sistema (ou o Var).

A unidade de medida utilizada pelo inmetro para auto transformadores é VA ( VOLTS AMPERES ), que corresponde a 0,7 Watts. Exemplo: Um aparelho com a potencia de 300W ( WATTS ), necessita de um transformador de 500 VA. Cálculo efetuado: 300W dividido por 0,7VA é igual a 500VA (é o mais próximo acima de 428 VA).