Qual a voltagem de energia em Aracaju?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

127V – Aracaju e a maioria dos municípios. 220V – Palmas e demais regiões, incluindo Jalapão.

As concessionárias de energia elétrica residencial no Brasil há muito tempo (desde 1999) não mais entregam a tensão nominal de 110 V pois ela foi substituída por 127 V. A mudança começou em 1986 e foi concluída em 1999. Portanto não tens nas tomadas elétricas da tua casa 110 V mas somente 127 V.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Qual tensão pra cada aparelho
aparelhos portáteis como computadores e eletrodomésticos costumam ser 127V porque eles consomem menos energia e sobrecarregam pouco a rede elétrica.

Sim, mas com o tempo ele pode danificar pois a tensão 127v não é constante caso seja tensão alternada.

110 e 127 são "a mesma coisa". Quando sua rede de casa é descrita como 110, ela pode variar até 127. Isso é perfeitamente normal.

O que acontece se ligar um aparelho 220 volts em uma tomada de 127V? Por outro lado, ligar um aparelho de 220 volts em uma tomada de 127 volts não causa dano imediato ao aparelho. Normalmente, esse aparelho funciona com menos força, como é o caso de um ventilador ou chuveiro elétrico.

Porque a rede elétrica do país foi implantada por empresas diferentes sem um padrão comum. Quando essa instalação ocorreu, lá no início do século 20, as companhias contratadas para o serviço eram estrangeiras e não tinham um modelo a seguir.

Segundo a ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), a maioria dos Estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste usa a tensão 127 V. Já no Sul, Distrito Federal, Goiás e Nordeste, a voltagem instalada é de 220 V.

"A principal vantagem de usar uma voltagem de 220 é que o cabeamento é mais simples, mais manobrável, de um material mais barato", explicou o engenheiro elétrico Miguel Lara. Lara afirma que, em uma casa com voltagem 110, a pessoa vai precisar de "cabos mais grossos, e isso custa mais".

A tensão 127V nas tomadas oferece menor risco de choque se existir contato com fios desencapados ou plugues. Já a opção 220V também garante suas vantagens específicas pois, em um apagão, algumas lâmpadas podem funcionar por demandarem correntes elétricas menores para seguirem acesas.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

O ponto onde a tomada vai ser instalada deve ter dois fios de fase, um neutro e um terra. Isso significa que para a instalação dessa tomada bivolt, a alimentação da sua casa tem que ser pelo menos bifásica. Com os fios devidamente separados é só ligar os fios na tomada de acordo com a indicação dos bornes da tomada.

A voltagem bivolt é um recurso que permite que os equipamentos elétricos e eletrônicos possam ser ligados em duas faixas de tensão: 110V; 220V.

O que acontece se eu ligar um aparelho 220 numa tensão 127 volts? No caso contrário do citado acima, quando conectamos um aparelho de 220 volts em uma tomada com tensão de 127 volts, a chance de não ocorrer dano algum é muito grande, isso acontece porque a tensão oferecida não é suficiente para que o mesmo funcione.

carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário. eletrodomésticos em geral: no Brasil existe uma lei, há quase uma década aprovada, que a totalidade dos itens comercializados devam ser bivolt.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Possuindo um vento de interior, a Bahia é o lugar que mais venta no Brasil. Curiosamente, diferente de outros estados nordestinos, o litoral da Bahia não tem vento, logo, não é propício para produzir energia eólica.