Qual à voltagem da rua?

Perguntado por: mesteves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

O continente americano, em boa parte, utiliza a tensão 110v. Já na Europa, Ásia e África é utilizada a 220v. Mas, no Brasil, a situação é complicada, pois de um estado para o outro, e mesmo de uma cidade para outra vizinha, há as duas voltagens: 110v e 220v.

Para entender isso melhor, observe o poste mais próximo; aqueles fios que estão no topo são a chamada rede primária de distribuição e, geralmente, possuem uma tensão de 13.800v. Para alimentar as residências, comércios e indústrias, essa tensão costuma ser reduzida.

Por que alguns lugares usam eletricidade de 110v e outros de 220v? Existe uma linha que divide o mundo em duas partes: os que usam tensão de 110v a 120v e os que usam 220v a 240v. Boa parte do continente americano usa a tensão 110v, enquanto boa parte da Europa, Ásia e África usa a 220v.

Para quem precisa utilizar aparelhos 220V em tomadas 110V e vice-versa, é necessário realizar a conversão de 110V para 220V, ou eles podem queimar e ter uma redução no desempenho.

Agora, se for ao contrário, e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência, porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.

Em cada região do nosso país há diferentes distribuições nos sistemas de energia, para descobrir qual é a tensão da rede elétrica de uma região ou cada cidade, pode consultar o site da ANEEL ou pesquisando em sites como o Google.

Caso a chave esteja em 110 e ligue em uma tomada de 220 a fonte vai queimar na hora, pois vai receber uma sobrecarga.

Assim, a escolha pela voltagem no Brasil do sistema de 127 volts (antigo 110 V) ou 220 volts ficou por conta do país de origem das primeiras empresas que fizeram o trabalho. A decisão da voltagem no Brasil também se baseava em uma análise de custos envolvendo alguns fatores.

Dependendo do Estado, a voltagem é diferente. São Paulo, Rio, Minas Gerais e Bahia adotam o padrão 110 volts. Mesmo assim, algumas cidades paulistas e fluminenses optaram por 220V. Nas capitais, é comum encontrar tomadas 110 e 220 volts.

Nos postes, os três fios que ficam na parte de cima são os de média tensão, que alimentam os transformadores. Os quatro fios que vão embaixo são de baixa tensão e saem dos transformadores para alimentação das casas: são três fases e um neutro.

Às vezes, a rede primária contém também um quarto fio(neutro), dependendo da forma de aterramento utilizada pela empresa. Essa rede primária utiliza normalmente 11,9 kV ou 13,8 kV como tensão de linha e opera de forma radial (redes aéreas) ou malhada (redes subterrâneas).

As linhas de alta tensão são aquelas acima de 36 kV (ou seja, 36.000 volts), de acordo com a Norma Internacional da Comissão Eletrotécnica Internacional.

Nas informações técnicas dos produtos estava correta que a tensão de operação era 127 V. Desta forma o produto que compraste está absolutamente adequado à rede elétrica que tens disponível. E se viajares para algum lugar onde de fato a tensão é 110 V, ainda assim o podes usar.

A principal diferença entre as duas voltagens mais comuns no mundo é a corrente de energia. Em 220V, uma corrente menor é necessária, podendo ter fios mais finos. Já a 110V, agora 127V, utiliza um fluxo maior de corrente.