Qual a voltagem da energia na Itália?

Perguntado por: ofogaca2 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Mas e a voltagem na Itália? É igual a do Brasil? Outra coisa que você precisa saber para não queimar seus aparelhos eletrônicos é que a voltagem na Itália é 220V na maioria das regiões. Ou seja, diferente de alguns estados do Brasil.

Quando viajamos ao país, nós não tivemos nenhum problema com a questão da voltagem e tomada na Itália. Com todos os aparelhos eletrônicos sendo bivolts e levando o adaptar do nosso plugue N (de três pinos) para o plugue C (de dois pinos), você também não terá problemas durante sua viagem!

Pois, por exemplo, nos Estados Unidos a voltagem é sempre 110 volts, enquanto na Europa é 220 volts.

Entre os recursos mais usados estão o petróleo (usado principalmente para o setor de transporte), gás natural (utilizado para a produção de energia elétrica e aquecimento), carvão e as formas de energia renováveis. Uma parte importante da eletricidade vem da importação, principalmente da Suíça e França.

As tomadas na Itália também são de 3 pinos do mesmo tamanho, do tipo L. A diferença é que os 3 pinos são alinhados e aí no Brasil o pino do meio fica desnivelado. A boa notícia é que esse modelo de tomada é compatível com o tipo C, aquele de 2 pinos usado antes no Brasil.

Tipos de Tomada - Tomada da Europa tipo C
Ele é utilizado vastamente tanto na União Europeia como em outros países do mundo. Ele possui dois pinos arredondados justapostos e, normalmente não apresenta aterramento.

220 Volts

Na Itália a voltagem é de 220 Volts e é bom levar um adaptador de tomada, pois a maioria das tomadas é de 3 pontos verticais, veja aqui o modelo.

Qual a voltagem das tomadas em Portugal? A primeira coisa que você precisa saber sobre as tomadas de Portugal é que todas elas são 220v (volts) e 50Hz (herts). Para quem vive em algumas regiões do Brasil, isso não é problema.

Comprovar residência na Itália
Qualquer pessoa pode emitir este documento em uma Agência da Receita próxima de sua residência acompanhado de seu passaporte brasileiro. Após a emissão de seu CPF italiano, o requerente estará apto a registrar sua residência na Prefeitura (Comune).

O ideal é um casaco quente, impermeável e confortável. Se o casaco for mais longo também é melhor, pois, irá ajudar a manter o corpo ainda mais aquecido. Vale lembrar que casacos de couro e jeans não são indicados para o inverno.

A linha de transmissão, de 3.324 quilômetros, com tensão de 1.100 quilovolts (kV), foi projetada para transmitir 66 bilhões de quilowatts-hora (kWh) de eletricidade por ano, segundo a Xinhua.

Na França, o padrão é 230 volts, com uma frequência de 50 Hz, enquanto que nos Estados Unidos ou Canadá, por exemplo, é de 110 volts para 60 Hz. A voltagem das tomadas e os plugues variam de país para país, por isso pode ser necessário usar um adaptador.

A voltagem na França é 220v e a melhor recomendação é carregar sempre consigo um (ou mais) adaptador universal, que é facilmente encontrado tanto no Brasil quanto na França.

Porém, a principal fonte renovável na Itália são as usinas hidrelétricas. Conforme os dados da Utilitalia, em 2019 o setor hidrelétrico produziu 46 TWh por ano, o equivalente a 40% da energia proveniente de fontes renováveis.

Alguns países operaram reatores nucleares no passado, mas atualmente não possuem usinas nucleares operacionais. Entre eles, a Itália fechou todas as suas centrais nucleares em 1990, e a energia nuclear já foi declarada ilegal em um referendo.

Mais de metade da energia da União Europeia é importada — sobretudo combustíveis fósseis como o petróleo e o gás natural, que fornecem a maior parte da energia que utilizamos. A energia nuclear representa outros 13 % e as energias renováveis representam mais de 15 %.

Claro, sem perder o nosso número! Para o WhatsApp funcionar na Europa ou em qualquer outra viagem fora do Brasil, não tem nenhum segredo!

Para usá-lo corretamente, você deve fazer o seguinte procedimento:

  1. Desligar o seu telefone;
  2. Retirar o seu chip do Brasil;
  3. Inserir o chip internacional no seu celular, com o suporte para fechar;
  4. Ligar o seu telefone;
  5. Manter ativas as opções de Dados e Roaming (disponível nas configurações do seu celular).

US$ 32

O chip de celular para Itália custa, em média, a partir de US$ 32. Esse preço varia de acordo com a quantidade de dias contratados para usar durante a viagem.