Qual a vocação de Isaías?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

A vocação do profeta Isaías nos ajuda a descobrir o segredo de um bom discernimento, indicando-nos alguns passos essenciais para a nossa vida. Vejamos: 1 – Saber ver, contemplar, ouvir o Senhor. É impossível discernir o próprio chamado sem uma experiência pessoal, impactante e viva da presença do Senhor.

Ser profeta é a estrutura existencial de toda vocação, pois o cristão, desde seu lugar e contexto, é chamado a 'anunciar', 'denunciar' e 'testemunhar'. Viver nesta dinâmica requer paixão pela Palavra de Deus e amor às necessidades dos homens e mulheres do mundo de hoje (GS, n.

Ele era o principal conselheiro do rei Ezequias. Isaías era muito influente em Jerusalém. Como isso pode tê-lo ajudado em seu papel de profeta? Isaías é o profeta mais frequentemente citado nas escrituras.

Ensine às crianças o que Isaías profetizou com respeito a Ezequias e seu povo, à Segunda Vinda e ao Milênio, de acordo com as escrituras relacionadas na seção “Preparação”.

O profeta Isaías foi chamado para exercer seu ministério em aproximadamente 739 a.C., no ano em que morreu o rei Uzias. O relato bíblico não informa se antes disso Isaías já pregava publicamente.

O Trito Isaias demonstra que a liberdade era ainda um processo. A salvação aparece aqui como uma ca- racterística territorial e cultural, onde o próprio oráculo se apresenta como representante de Iahweh, para fazer com que as pessoas enxergassem uma nova perspectiva de liberdade.

Suas vestes enchiam o templo.
Quando teve a visão, Isaías estava orando no átrio do templo (PR, 307).

Significado de Isaías
Nome Hebraico - Significado: Deus é a minha salvação.

Profeta é aquele que anuncia a Palavra do Senhor, que O tem em seu coração. O profeta é aquele que também denuncia às mentiras, desigualdades e injustiças.

Os profetas são professores inspirados e são sempre testemunhas especiais de Jesus Cristo (ver D&C 107:23). Os profetas falam não só ao povo de seu tempo, mas também às pessoas de todas as épocas. Sua voz ecoa através dos séculos como um testemunho da vontade de Deus para Seus filhos.

Jeremias

Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul.

Isaías o revela como o Filho de Deus encarnado, Emanuel (7.14; 8.8); o Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (9.6); o ramo (4.2; 11.1); e, mais frequentemente, o Servo do Senhor (42.1; 49.5-7; 52.13; 53.11). entrada triunfal de Jesus, veja Hoehner, Harold.

São Judas Tadeu

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Significado: Em hebraico, quer dizer “o que Deus salva”. É o nome de um profeta bíblico.

Palavras-chave do livro de Isaías:
Sensibilidade à voz do Espírito, convicção, dedicação e verdade.

Informações sobre o livro de Isaías
Ele nasceu por volta de 765 AC, e seu chamado aconteceu quando ele tinha 25 anos de idade.

A primeira parte, em consonância com os autores anteriores, seria constituída pelos caps. 1-39, cujo autor seria o profeta Isaías; a segunda parte compreenderia os caps. 40-55, com a denominação de Dêutero-Isaías, de autoria de um outro profeta Isaías; e, finalmente, a terceira parte, formada pelos caps.

Introdução. Isaías viu o Senhor e o Senhor o chamou para ministrar ao povo de Judá. Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não fazer aliança com a Síria e Israel contra a Assíria.