Qual a vitamina que produz melanina?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Falando em vitaminas, existem vários alimentos que ajudam a criar melanina no corpo. A vitamina A se destaca, especialmente aquelas com betacaroteno como cenoura, espinafre, agrião, tomate e páprica vermelha.

vitamina C

Se você já usa a vitamina C na sua rotina de skincare, com certeza já percebeu sua pele mais luminosa e uniforme, certo? No entanto, muitas vezes o produto com vitamina C pode escurecer, deixando dúvidas quanto à sua eficácia.

Mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, beterraba e acerola são alguns deles. O betacaroteno contido nesses alimentos aumenta a produção de melanina, deixando o bronzeado mais intenso e duradouro. A vitamina C participa da produção endógena de colágeno, essencial para manter a pele mais firme.

Um peeling químico é uma forma de remover a hiperpigmentação e revelar pele nova e uniformemente pigmentada. Os tratamentos com laser têm um efeito semelhante aos peelings químicos, mas o tratamento pode ser aplicado de forma mais precisa.

Outro problema bastante conhecido é o albinismo, uma doença genética em que há ausência ou redução da produção da melanina. Essas pessoas, portanto, perdem sua proteção natural contra os raios ultravioleta, o que as torna mais vulneráveis a queimaduras e até mesmo ao desenvolvimento de câncer de pele.

Alimentos ricos em Vitamina E (nozes, uvas e kiwi, entre outros). Eles também ajudam na produção de melanina e também combatem radicais livres, por isso são uma grande medida contra o envelhecimento da pele.

Hipopigmentação: quantidade anormalmente baixa de melanina, podendo gerar manchas brancas. Hiperpigmentação: aumento na produção de melanina, gerando, por exemplo, uma mancha.

Quanto mais melanossomos os melanócitos apresentam, mais pigmentada é a pele de uma pessoa. Vale frisar que pessoas que possuem uma doença genética denominada de albinismo são incapazes de sintetizar melanina.

Para uma pele mais hidratada é fundamental reduzir a perda de água transepidérmica e reforçar a barreira cutânea contra as agressões de agentes externos. Quem ajuda a cumprir muito bem esse papel é a vitamina B3 ou Niacinamida e a vitamina B5 ou D-pantenol.

As vitaminas B5 e B6 auxiliam a normalizar as funções da pele. Elas atuam controlando a produção de sebo nas glândulas sebáceas e têm ação cicatrizante e anti-inflamatória, aumenta a resistência natural da pele e promove a renovação celular.

A vitamina D consegue acelerar a renovação da pele porque cerca de 90% dessa substância é produzida na própria pele. Assim, ela consegue promover um efeito de reestruturação da epiderme, melhorando a textura da pele. A quantidade de vitamina D pode diminuir a partir de uma idade ou até dependendo da época do ano.

Seu tratamento consiste no controle das lesões através do uso contínuo do protetor solar, uso tópico de substâncias clareadoras (como a hidroquinona), peelings e aplicações de luzes e lasers. De acordo com a SBD, o protocolo contempla um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

Frutas e vegetais ricos em betacaroteno são auxiliam na produção de melanina no organismo. Muito se fala dos riscos à saúde da exposição solar, especialmente sem proteção e em horários em que os raios estão mais intensos. Ainda assim, há quem goste de pegar uma corzinha e não dispensa algumas horas no sol.

Enquanto alguns ingredientes naturais, como frutas e verduras, atuam no bem-estar da pele, outros como frituras, laticínios e bebidas alcoólicas estão entre os alimentos que detonam a cútis, potencializando o escurecimento e o surgimento de marcas decorrentes da acne.

Continuar lendo O que produz a melanina?