Qual a vitamina que ajuda no Alzheimer?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Os resultados mostraram que a suplementação com vitaminas pode ter um papel na prevenção ou na redução dos sintomas da doença. Vitaminas e nutrientes, como a vitamina B12, o ácido fólico, a vitamina D e os ácidos graxos ômega-3 foram identificados como sendo possivelmente benéficos para a saúde cerebral.

Suplementos contra o Alzheimer
Com isso, os pesquisadores puderam concluir que a suplementação de selênio e de probióticos durante 12 semanas em pacientes com doença de Alzheimer é capaz de melhorar sua função cognitiva e perfis metabólicos.

Com base na literatura atual, a suplementação de vitaminas do complexo B, especialmente ácido fólico, parece ter um efeito positivo em retardar e prevenir o risco de declínio mental que acontece na demência.

MANTER A MENTE ATIVA, BOA VIDA SOCIAL, BONS HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA REGULAR, PODE RETARDAR E PRINCIPALMENTE INIBIR A MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER. É O QUE DEFENDE PESQUISADORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

Vitaminas do Complexo B (B12, B6, B9): estas desempenham um papel central no funcionamento geral do cérebro, tendo em conta que intervêm na comunicação dos mais de 100 biliões de neurónios do mesmo.

vitamina B12

A vitamina B12 está entre os principais componentes para a manutenção e funcionamento de um cérebro saudável.

A vitamina B12 Lauton Nutrition é um dos melhores suplementos para comprar na categoria. Além de ser vegana, a embalagem traz 60 cápsulas que podem durar até dois meses.

Deficiência de vitamina B causa perda de memória de curto prazo.

É importante ressaltar que o Suplemento Vitamínico Lavitan Memória não substitui uma alimentação equilibrada e saudável, nem é um tratamento para doenças cognitivas graves, como demência ou Alzheimer.

Toda a investigação, publicada em Alzheimer's & Dementia: Diagnosis, Assessment & Disease Monitoring, revela algumas novas descobertas: tomar vitamina D estava associado a uma vida livre de demência por mais tempo, além de terem encontrado 40% menos diagnósticos de demência no grupo que tomou os suplementos.

Vitamina E
Os efeitos antioxidantes também auxiliam na prevenção a doenças vasculares e degenerativas e fortalecem a imunidade, evitando infecções como a gripe. Por isso, esse nutriente também pode ser considerado uma das mais essenciais vitaminas para idosos.

Resultados: os principais nutrientes associados à prevenção da DA são as vitaminas do complexo B, vitaminas C, D e E, ômega 3 e selênio.

Para além desses cuidados, há ainda uma série de medicamentos que são receitados para tratar pacientes com Alzheimer, e que podem ser obtidos, com receita médica, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os mais usados são a donepezila, rivastigmina, galantamina e memantina.

Doença é progressiva e não tem cura, mas diagnóstico e tratamento precoces podem amenizar e retardar os sintomas. Conhecido como um dos fatores responsáveis pela perda da memória com o passar dos anos, o Alzheimer é uma doença progressiva neurodegenerativa.