Qual a vitamina mais importante para o cérebro?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A vitamina B12 está entre os principais componentes para a manutenção e funcionamento de um cérebro saudável. Ela age diretamente nesse órgão imprescindível do nosso organismo e, sua deficiência, pode causar sérios riscos cerebrais.

Estudos comprovam que a falta de vitamina B12 no corpo está intimamente ligada a problemas neurológicos como esquecimentos, incapacidade de se concentrar, perda da noção espaço-temporal, diminuição cognitiva e uma memória fraca.

Na relação de minerais que a especialista considera essenciais para o bom funcionamento do cérebro, ela destaca o selênio, o zinco e o magnésio.

7 alimentos bons para o cérebro

  • Chocolate meio amargo ou amargo.
  • Abacate.
  • Frutas cítricas.
  • Espinafre e outros vegetais verde-escuros.
  • Pescados, como o salmão.
  • Oleaginosas, como as nozes.
  • Cafeína, mas não em excesso.

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

A principal encontrada no cérebro é o ácido docosaexaenoico (DHA). Esse tipo de ômega 3 é encontrado em alimentos de origem animal, normalmente junto ao ácido eicosapentaenoico (EPA). Quando o foco é consumir ômega 3 para memória, procure boas fontes de DHA.

Entre os nutrientes que combatem o cansaço físico e mental, 7 se destacam:

  • Vitaminas do complexo B. ...
  • Vitamina C. ...
  • Coenzima Q10. ...
  • Magnésio. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Cafeína. ...
  • Fosfatidilserina.

Vitamina B6 contribui para redução de ansiedade e depressão, aponta estudo. O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

A deficiência de nutrientes como ferro, ácido fólico, zinco e vitamina B12 pode estar envolvida no desencadeamento de alterações de humor, transtornos de ansiedade e problemas de concentração e sono, dificultando a eficiência dos tratamentos farmacológicos e devendo ser avaliada durante o acompanhamento do paciente.

Quando se fala de um mineral capaz de turbinar o cérebro e proteger contra o Alzheimer, no que você pensa? A maioria das pessoas talvez responda: é o magnésio! Bom, o magnésio realmente é fundamental para o seu cérebro. Ele atua no bom funcionamento dos nervos e está envolvido na produção de neurotransmissores.

Preparamos algumas dicas para te ajudar a turbinar o desempenho cerebral.

  1. Associar a uma imagem.
  2. Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo.
  3. Escolha bem o que você come.
  4. Pratique atividades físicas.
  5. Tenha um sono de qualidade.
  6. Descanse bem.
  7. Busque atividades que desenvolvam a memória.
  8. Faça mapas mentais.

Além da prática de respiração, os exercícios físicos aeróbicos também auxiliam a oxigenar o cérebro por aumentarem o batimento cardíaco. Esses exercícios aeróbicos são os que utilizam uma grande quantidade muscular em um ritmo constante, tais como caminhar, correr, pedalar e nadar.

Oxigen (nimodipino) está indicado no tratamento das deficiências neurológicas decorrentes do envelhecimento ou decorrentes de hemorragias intracranianas por aneurisma ou trauma.

O cérebro consome energia na forma de glicose, e, para funcionar adequadamente, também precisa de uma boa quantidade de vitaminas e minerais específicos.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

Tremores nas mãos, lentidão nos movimentos, perda de olfato, fraqueza muscular e distúrbios do sono são indícios menos comuns, mas também podem ser um sinal de que algo não está funcionando bem em nosso cérebro.

Causas da anoxia cerebral
Segundo a neurologista, a anoxia pode acontecer devido a qualquer situação onde o cérebro fica sem receber oxigênio após uma parada cardiorrespiratória, como afogamento e enforcamento. “Quanto maior esse tempo sem oxigênio, mais graves são as consequências da anoxia cerebral”, lembra.

O suco de laranja é conhecido por ser rico em vitamina C. Essa vitamina por sua vez, tem uma função pouco comentada que ajuda no bom funcionamento do cérebro; ela é neuroprotetora, ou seja, ela protege nosso corpo da perda e dos danos causados aos neurônios.

Conheça 7 dicas que ajudam nesse processo.

  • Evite muitas tarefas ao mesmo tempo.
  • Mantenha sua saúde em dia.
  • Enriqueça seu cardápio.
  • Tenha boa qualidade de sono.
  • Pratique atividades físicas.
  • Exercite seu cérebro.
  • Descanse.

Conte com uma dieta rica em proteínas, vitaminas e ácidos graxos, como o ômega 3, por exemplo, pois ele favorece a memória. Outro fator muito importante que ajuda a nossa saúde cerebral é a prática regular de atividades físicas.

O Magnésio L-Treonato é o mais o mais novo suplemento capaz melhorar a função do Cérebro, contribuindo para o aumento das funções cognitivas como a memória, concentração e aprendizagem.