Qual a vitamina da anemia?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

O tipo de anemia mais comum é causado por falta de ferro, ao passo que os outros tipos são causados por falta de vitamina B12 ou folato. Este tópico trata da anemia por carência de vitamina B12 e folato. A carência de vitamina B12 ou folato é mais comum em pessoas com mais de 75 anos.

A deficiência de vitamina B12 devido à falta de fator intrínseco provoca um tipo de anemia chamada anemia perniciosa. A absorção pode ser inadequada nos idosos, porque a acidez do estômago é reduzida. A diminuição da acidez do estômago reduz a capacidade de o organismo retirar a vitamina B12 da proteína da carne.

Anemia Perniciosa, doença autoimune causada pela deficiência de vitamina B12. Anemia perniciosa, um subtipo da anemia megaloblástica, caracteriza-se pela deficiência de vitamina B12, que não é absorvida pelo organismo.

Uma dieta com alimentos ricos em ferro e ácido fólico, como carne vermelha e vegetais de folhas verde-escuras, são importantes para curar a anemia.

Sendo assim, quando o nível de hemoglobina está abaixo de 8 g/100 ml, a anemia deve ser tratada com bastante rapidez. Na verdade, pode ter consequências importantes. Na maioria das vezes, uma transfusão de sangue é considerada.

Frutas ricas em ferro como a ameixa, e frutas ricas em vitamina C como o kiwi e o morango, podem ajudar no tratamento contra a anemia.

vitamina C

Diversos estudos mostram que combinar o consumo de alimentos ricos em ferro com aqueles com grande concentração de vitamina C promove uma maior biodisponibilidade no organismo, ou seja, gera melhor absorção dos nutrientes disponíveis nesses alimentos.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

Nas anemias crônicas, a baixa na produção de hemoglobina provoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir o fornecimento ...

Quais as causas de Anemia por deficiência de vitamina B12? A anemia por falta dessa vitamina pode ser causada por uma dieta inadequada, pobre em alimentos que contenham vitamina B12, como salmão, fígado, mexilhões, leite e cereais.

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos) Bebidas gaseificadas.

Alimentos a serem evitados na anemia
Principalmente durante o tratamento da anemia, é orientado evitar a ingestão de certos alimentos na mesma refeição. Isso porque as fonte de cálcio, como leite e derivados, por exemplo, são capazes de diminuir a absorção de ferro no intestino.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

Fatores de risco das anemias causadas por doenças crônicas: estão mais propensas a apresentar esse tipo de anemia pessoas que possuem doenças crônicas, em especial infecções, doenças autoimunes, hemofilia , problemas renais, diabetes e câncer.

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

Duração do Tratamento
Normalmente, isso leva cerca de seis meses. Se o ferro oral não aumentar os níveis de hemoglobina, há várias razões possíveis para isto.

Esta anemia se divide em moderada, grave e muito grave, e os sintomas são cansaço, dificuldade de concentração, falta de apetite e de ar, perda de peso, palidez e ritmo cardíaco acelerado, febre e infecções bacterianas, pulmonares, urinárias e de pele e hematomas, sangramento anormal, inclusive dentário, fluxo ...

A anemia é uma condição que afeta a capacidade de transporte de oxigênio e pode ser falta de vitamina e ferro, por exemplo. Por isso ela pode afetar muitas áreas de quem possui a doença. Quando a doença já está em um estágio grave até realizar uma tarefa simples que normalmente a pessoa faria se torna quase impossível.