Qual a vitamina boa para fortalecer o pulmão?

Perguntado por: tqueiroz . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de doenças agudas e infecções respiratórias e está associada a maior risco de exacerbação da asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Parar de fumar o ajudará a a limpar e fortalecer os pulmões, algo que o seu corpo agradecerá enormemente. Lembre-se de que o tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão. Alho. Foi comprovado que o alho é um produto natural que ajuda a abrir os brônquios, permitindo respirar melhor.

Goiaba

Goiaba: Frutas e legumes que são ricos em vitamina C, aumentam a atividade antioxidante que previne o câncer e também têm propriedades antivirais que mantêm os pulmões saudáveis, principalmente contra a pneumonia.

Fluimucil® é um medicamento expectorante que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração.

Alimentos processados como batatas fritas são embalados com sal e gordura saturada, altamente nocivos para a saúde pulmonar. O álcool não é bom para os pulmões, principalmente a cerveja. O gás pode causar inchaço, aperto no peito e até ataques de asma.

Laranja: como a maioria das frutas cítricas, sua importante contribuição em vitamina C favorece o sistema imunológico e esvazia os pulmões.

Chá de gengibre
Uma opção excelente para eliminar o muco: o gengibre age como anti-inflamatório, auxiliando na respiração e na desinflamação dos pulmões. Além do chá, outra forma de consumo bastante conhecida e eficiente do gengibre é em pequenos pedaços envolvidos por açúcar mascavo.

A inalação de vapores poderá ajudar a limpar as vias aéreas superiores, pois favorece a fluidificação do muco e o seu “desprendimento” das vias respiratórias. Poderá ferver algumas folhas de eucalipto ou usar o seu óleo essencial, inalando depois os vapores com uma toalha sobre a cabeça.

“Puxe o ar bem forte até encher o pulmão completamente e solte, até esvaziar por completo. Faça o mesmo, mas, agora em dois tempos: puxe o ar bem forte em dois tempos e solte em dois tempos. Depois, puxe o ar profundamente e segure a respiração por oito segundos, depois solte”, recomenda Cadu.

Dia Mundial do Pulmão: 7 cuidados para manter a saúde do órgão em...

  1. Como o Dia Mundial do Pulmão surgiu?
  2. Tenha uma alimentação saudável.
  3. Pratique atividades físicas.
  4. Beba água.
  5. Evite exposição a poeiras e fumaça.
  6. Não fume.
  7. Mantenha a limpeza da casa.
  8. Faça exames periodicamente.

"A cúrcuma, mais conhecida como açafrão, já é bem conhecida pelos seus valores medicinais. Os estudos mais recentes comprovaram a eficácia do composto natural para reforçar o sistema imunológico, para tratar o câncer de pele e para evitar a metástase do câncer.

Terapia caseira: existem algumas coisas que podem ser feitas em casa para ajudar no tratamento indicado pelo especialista que auxiliam a amenizar o problema. Para isso, pode beber bastante água, fazer nebulização, repousar, evitar mudanças bruscas de temperatura e tomar apenas os medicamentos indicados.

Presença de alérgenos no ar, incluindo pólen, poeira, poluição atmosférica e ácaros; Infecções e doenças respiratórias, como gripes, resfriados, covid-19, bronquite, pneumonia e tuberculose; Exposição a produtos químicos e tóxicos ou tabagismo.

Surtos curtos de atividade são bons para asmáticos, pois podem ajudar a aumentar a resistência do coração e dos pulmões. Praticar exercícios em rajadas curtas também tem menos probabilidade de desencadear um ataque de asma do que participar de atividades mais longas e prolongadas, como corrida de longa distância.

Para dar uma ideia sobre os sintomas de problemas no pulmão, trago os sete mais comuns a seguir.

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Gargarejos com água e sal. Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Os chás expectorantes mais indicados são: chá de hortelã, chá de guaco, chá de melhoral (ou anador), chá de eucalipto e chá de sabugueiro.

Os autores afirmam que consumir leite que contém a proteína Beta-CM-7 pode estimular mucosidade no trato respiratório, especialmente em pessoas com condições pulmonares crônicas.