Qual a vitamina B12 mais indicada?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A vitamina B12 Lauton Nutrition é um dos melhores suplementos para comprar na categoria. Além de ser vegana, a embalagem traz 60 cápsulas que podem durar até dois meses. Ela também contém metilcobalamina, a extração natural da vitamina B12.

Além disso, baixos níveis de vitamina C também impactam a absorção de ferro, nutriente fundamental para o bom funcionamento do sistema circulatório. Por conta disso, a suplementação com B12 deve ser recomendada e acompanhada por um médico.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

A vitamina B12 é uma das vitaminas que compõem o complexo B. Ela possui uma atuação muito importante no organismo, que é a formação e o amadurecimento das hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos, as células que transportam oxigênio para o corpo.

A dosagem ideal de vitamina B12, na mensuração no exame de sangue, é de acima de 200 pg/ml. Abaixo disso, é preciso realizar acompanhamento médico. Isso porque quando as concentrações de vitamina B12 estão abaixo do recomendado, alguns problemas de saúde podem acontecer.

Complexo B Premium 60 cápsulas - o mais completo do mercado.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Se a causa da alteração é revertida (deficiência na dieta), pode-se interromper o tratamento quando a deficiência for corrigida. Neste caso, é recomendado dosar a vitamina B12 em 3 a 12 meses após o término do tratamento.

As vitaminas do complexo B devem ser tomadas no início do dia, de preferência com a primeira refeição. Eles ajudam o corpo a produzir energia a partir dos alimentos e tomá-los no final do dia pode interferir no sono.

A reposição de vitamina B12 geralmente começará a fazer efeito no principal sintoma da deficiência dessa vitamina, que é a anemia, em dois meses e, nos casos dos sintomas neurológicos, em seis meses, sendo que provavelmente os sintomas de queda capilar e das unhas fracas que decorrem da anemia irão melhor também nesse ...

Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.

A posologia para adultos assintomáticos é de 1000 mcg de vitamina B12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas). Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).

Pesquisadores descobriram que o agrião pode ser uma fonte vegetal de vitamina B12. Também conhecida como cobalamina, essa vitamina é essencial para a dieta humana.

Mas, quando a Vitamina B12 está circulante em excesso altera significativamente o metabolismo das bactérias responsáveis pela formação da acne, podendo agravar o processo inflamatório e as erupções na pele, segundo estudos realizados na Universidade da Califórnia e publicado recentemente na revista Science Translation ...

A metilcobalamina é a forma ativa da vitamina B12, mais biodisponível e melhor absorvida que a cianocobalamina, visto que não há necessidade de conversão pelo organismo, sendo retida de maneira mais eficaz pelo fígado e outros tecidos.

Magnésio

Magnésio
Cérebro e músculos são os principais envolvidos na sensação de cansaço físico e mental e, se tem um mineral que é fundamental para ambos, esse mineral é definitivamente o magnésio.

Alguns produtos de soja, pães e cereais são enriquecidos com vitamina B12. Se o paciente não comer tais alimentos, suplementos desta vitamina podem ser recomendados. Suplementos são comprimidos ou líquidos que contêm alguma vitamina ou nutriente.