Qual a visão dos índios sobre a natureza?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

A visão dos índios como homens "naturais", defensores inatos da natureza, deriva de uma concepção de natureza que é própria ao mundo ocidental moderno: a natureza como algo que deve permanecer intocado, alheio à ação humana.

Restauração de florestas e recursos naturais
Comunidades de pastores indígenas, por exemplo, cuidam das pastagens e do cultivo preservando fauna e flora. Nas montanhas, os sistemas de gestão preservam o solo, conservam a água e diminuem o risco de desastres.

Os povos indígenas são caracterizados como “Guardiões da Floresta” por conta de sua atuação enquanto delatores de atividades ilegais em seus territórios. Além de denunciar, muitos deles atuam diariamente em favor de seus direitos e dos direitos das terras em que vivem.

Resposta verificada por especialistas
Por isso, os indígenas tem uma visão contrária à exploração da natureza de forma exagerada, o que vai em contraponto da visão que as sociedades possuem ao redor do planeta. Eles utilizam a natureza apenas para suprir as suas necessidades básicas.

Resposta verificada por especialistas
A sociedade indígena é muito diferente da sociedade na qual estamos inseridos, a natureza na concepção deles é como uma mãe que os dá alimento e moradia, diferente do que vemos nas cidades, eles respeitam o local no qual estão inseridos.

Ele é o Deus do homem, e Sua compaixão é igual para o homem vermelho e para o homem branco. A Terra lhe é preciosa, e feri-la é desprezar seu criador. Os brancos também passarão; talvez mais cedo que todas as outras tribos. Contaminem suas camas, e uma noite serão sufocados pelos próprios dejetos.

Para os índios, o sol é o seu deus mais poderoso, pois sem o sol, as plantas e animais não sobrevivem, todos dependem da luz que o sol proporciona.

O artigo 231, § 2o, da Constituição Federal determina que as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.

Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar. Pesquisas recentes têm mostrado que os povos indígenas tiveram um papel fundamental na formação da biodiversidade encontrada na América do Sul.

“Os povos indígenas e comunidades tradicionais, e as florestas em seus territórios, desempenham um papel vital na ação climática global e regional e na luta contra a pobreza, a fome e a desnutrição.

Os indígenas que vivem na floresta amazônica, em sua maioria, dormem em redes dentro de enormes ocas comunitárias e, como seus antecedentes, caçam, pescam, cultivam seus próprios alimentos e falam suas línguas nativas.

OS POVOS INDÍGENAS TÊM UM GRANDE RESPEITO PELA TERRA. ELES A CONSIDERAM UMA GRANDE MÃE, QUE OS ALIMENTA E DÁ VIDA PORQUE É DELA QUE TIRAM TODAS AS COISAS QUE PRECISAM PARA SOBREVIVER.

Mineração e garimpo, assentamentos de reforma agrária, extração de madeira, arrendamento de terras indígenas e parcerias agropecuárias, agrotóxicos, transgênicos, espécies exóticas invasoras, uso do fogo, biopirataria, fragmentação de áreas, sobrecaça e monocultura constituem atividades que, aliadas ao processo de ...

Povos indígenas e outros grupos que vivem na floresta amazônica aperfeiçoaram o uso de compostos químicos encontrados em plantas e animais. O conhecimento sobre o uso dessas plantas geralmente fica nas mãos de um curandeiro, que por sua vez repassa a tradição para um aprendiz.

Recentemente, estudos vêm revelando que as Terras Indígenas (TI) são bastante eficientes em evitar o desmatamento, e consequentemente as emissões de gases de efeito estufa. Isso é especialmente importante quando se pensa na mitigação dos impactos da mudança do clima, como o aquecimento global.

Era na natureza que esses povos encontravam alimentos, fosse através da caça, pesca ou coleta dos frutos das plantas conhecidas; artefatos para produção de armas, vestuário, ornamentações e habitações; e também as plantas medicinais que eram usadas no tratamento de lesões e nos processos de adoecimento físico e mental.