Qual a visão de Platão e Aristóteles sobre a arte?

Perguntado por: efelix8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Na visão platônica, a arte imita a cópia, o que Platão chama de simulacro. A partir da sua crítica sobre a filosofia, Platão rejeita a arte e afirma que a melhor substituição para a poesia é dada pela filosofia. Aristóteles, por sua vez, entende o modelo platônico como sendo insustentável e, de certa maneira, inútil.

Um dos primeiros registros que temos de pensamento sobre esses problemas é um livro chamado Poética, escrito pelo filósofo grego Aristóteles, que viveu entre 384 e 322 a. C.

Platão define essas artes não pela beleza, mas pela mímesis, ou seja, por uma inferioridade ontológica, pelo distanciamento das verdadeiras realidades, das Ideias, às quais a Beleza, por um movimento inverso, deve reconduzir (LACOSTE, 1986, p. 17).

A principal diferença entre Platão e Aristóteles encontra-se em suas crenças sobre o que era mais autêntico sobre a existência. Platão acreditava que a realidade última não está presente em experiências cotidianas. Aristóteles pensava que o mundo de todos os dias é mais autêntico do que o mundo das ideias de Platão.

Aristóteles critica as teorias de Platão por serem excessivamente idealistas e não baseadas na experiência, de modo que não seriam capazes, de acordo com Aristóteles, de retratar a realidade dos fenômenos humanos, se limitando a retratar uma visão racionalizada e falsa das coisas.

A primera forma de explicar a origem das idéias foi elaborada por Platão, o Inatismo; a segunda forma foi elaborada por Aristóteles, o Realismo que mais tarde seus principios serviram de base para o Emperismo. Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas.

A Teoria das Ideias — ou Teoria das Formas — é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, durante o período da Grécia Antiga. Através dessa teoria, Platão buscou responder uma série de questões metafísicas, cosmológicas, políticas e epistemológicas que fazem parte da sociedade até os dias atuais.

Frases de Aristóteles
“As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.” “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.” “A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.”

Os pensamentos de Platão e Aristóteles são parecidos no que diz respeito à existência do ser humano contemplando o mundo e ao significado de sua existência. Ambos se dedicaram a refletir e tentar compreender o que é ter consciência de uma existência e como ela se relacionaria com a consciência dos outros.

Alexander Baumgarten pode ser considerado o fundador da Estética. Seu livro que traz esse título foi publicado em 1750 e dedica-se a desenvolver uma filosofia da faculdade de sentir, investigando como a sensibilidade pode levar à produção de conhecimento.

"A Escola de Atenas" ("Scuola di Atenas" no original) é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Raffaello e representa a Academia de Platão. Foi pintada entre 1509 e 1510 na "Stanza della Segnatura" sob encomenda do Vaticano. A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles.

147). Assim, diferentemente de Aristóteles, Platão não dá relevância a arte, uma vez que a beleza é de caráter divino, e não algo fisicamente manifesto.

Para a filosofia da arte, o artista é um indivíduo possuidor de um conhecimento intuitivo que o permite criar a partir da sua sensibilidade. A arte não é compreendida como um conhecimento racional e objetivo, mas intuitivo e subjetivo. A imaginação é outro fator preponderante para o artista.

Resposta: Porque para Platão as obras de artes que se limitam a "copiar" a natureza, acabam afastando o homem da real beleza; aquela existente no mundo das ideias.

-O que Aristóteles rejeita em Platão é a inter-pretação dessa diferença como separação e a conseqüente duplicação da realidade em dois mundos, o que faz do processo de conhecimento uma ascensão metódica do mundo sensível ao mundo inteligível e, no limite, o abandono dos conteúdos sensíveis em prol da intuição das ...

Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.

Platão (427-347 a.C.)
Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.