Qual a virtude oposta a preguiça?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

O oposto da preguiça é o esforço, a força de vontade, a ação.

A ideia era apresentar sete virtudes que combateriam os sete pecados capitais, a ideia de virtude x vício. Para a ira havia a paciência, para a avareza a caridade, para a gula a temperança, para a preguiça a diligência, para a vaidade a humildade e para a inveja a bondade.

Entre as virtudes adquiridas pelo homem, estabelecem-se quatro, que são fundamentais, ou capitais, às quais estão subordinadas outras, que são acessórias, ou subordinadas. Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si.

A generosidade, por sua vez, combate a avareza. A virtude da generosidade leva a compartilhar bens materiais ou espirituais com os outros e culmina na oferta de si mesmo. A devoção ao doce e imaculado Coração de Maria pode estimular essa virtude. A virtude da castidade combate a luxúria.

“A ira é um sentimento intenso de ódio, de raiva ou de rancor em detrimento de outra pessoa, objeto ou situação”, explica. Para sair desta situação de pecado, a virtude da paciência é essencial.

A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos. O oposto da soberba é a humildade.

Coragem. Coragem não é ausência de medo, é a força para seguir em frente mesmo diante do medo. A coragem é, talvez, a virtude mais importante a ser desenvolvida.

Aphrónêsis

Aphrónêsis é a mais elevada virtude da parte calculativa da alma racional, isto é, da razão prática. Ela é definida como a capacidade de deliberar bem, isto é, de calcular exatamente os meios necessários para alcançar um fim bom.

Lembro que a virtude que mais se contrapõe à inveja é a benevolência. Enquanto o invejoso mente e destrói, o benevolente perdoa e ama. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que benevolência é ter boa vontade e conseguir aceitar a felicidade e o sucesso do outro.

Estes são os 10 personagens mais fortes de Nanatsu no Taizai

  • 9 – Demônio Original. Foi o primeiro demônio criado pelo Rei demônio, inclusive antes mesmo dos 10 mandamentos. ...
  • 8 – Zeldris. ...
  • 7 – Escanor. ...
  • 6 – Ban. ...
  • 4 – Suprema Divindade. ...
  • 3 – Rei Demônio. ...
  • 2 – Meliodas. ...
  • 1 – Chaos/Arthur Pendragon.

O Capitão da Sete Pecados Capitais, Meliodas é entre todos o mais poderoso de Taizai. Ex-Capitão dos Dez Mandamentos e ex-futuro Rei dos Demônios, o Pecado da Ira do Dragão detém um nível de poder absurdo ao final da quinta temporada.

Deste modo, 6 virtudes de caráter foram identificadas em todo o planeta no decorrer de mais de 3.000 anos de história:

  • Sabedoria e Conhecimento.
  • Coragem.
  • Humanidade.
  • Justiça.
  • Temperança.
  • Transcendência.

O Espírito Santo se torna presente em nós, fundamentando as virtudes teologais, que são três: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE.

A esperança, a virtude menor, mas a mais forte.

São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade ( 66 ). 1814. A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» ( 67 ).