Qual a virtude oposta a inveja?

Perguntado por: librahim2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

O oposto da inveja é a caridade, o desapego e o altruísmo.

No cristianismo, uma exemplo de ordenação das sete virtudes em oposição aos sete pecados capitais em correspondência biunívoca foi do seguinte modo: contra a luxúria, castidade; contra a inveja, caridade; contra a gula, temperança; contra a preguiça, diligência; contra a ira, paciência; contra a avareza, liberalidade ( ...

A generosidade, por sua vez, combate a avareza. A virtude da generosidade leva a compartilhar bens materiais ou espirituais com os outros e culmina na oferta de si mesmo. A devoção ao doce e imaculado Coração de Maria pode estimular essa virtude. A virtude da castidade combate a luxúria.

Os mais utilizados para essa finalidade são: incensos de alfazema, benjoim, cravo (a flor), mirra, verbena, arruda e cânfora. Para iniciar essa simpatia, plante uma muda de comigo-ninguém-pode e enfie dois pregos na terra, um de cada lado da planta, tomando cuidado para não se machucar e nem machucar a planta.

Confira algumas dicas que poderão te ajudar a não sentir mais inveja dos outros:

  1. Aceite o sentimento. O invejoso não está satisfeito com suas qualidades e conquistas. ...
  2. Seja justo com você ...
  3. Seja fiel a seus valores. ...
  4. Pare de lutar contra coisas que não podem ser mudadas. ...
  5. Cuide de suas emoções.

“A ira é um sentimento intenso de ódio, de raiva ou de rancor em detrimento de outra pessoa, objeto ou situação”, explica. Para sair desta situação de pecado, a virtude da paciência é essencial.

Andarei em minha casa com um coração sincero. * 3 Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. * 4 Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.

Entre as virtudes adquiridas pelo homem, estabelecem-se quatro, que são fundamentais, ou capitais, às quais estão subordinadas outras, que são acessórias, ou subordinadas. Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si.

O Espírito Santo se torna presente em nós, fundamentando as virtudes teologais, que são três: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE.

A gula é um dos sete pecados capitais, indo muito além de um simples abuso na comida ou na bebida, pois tem relação com uma série de outros pecados. Sendo um vício, apresenta uma virtude que lhe é oposta, a saber, a temperança.

São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade ( 66 ). 1814. A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» ( 67 ).

Como nós veremos adiante, existem virtudes que nos levam a conhecer e amar a Deus - são as virtudes teologais, a Fé, a Esperança e a Caridade.

Nestes dias atribulados, ajudai-nos a ser dignos de vosso amor e a suportar com paciência toda inveja e calúnia que se abate sobre este vosso servo, indigno até mesmo de pronunciar o próprio nome. Senhor, eu vos rogo, proteja-me de todo o mal. Senhor, eu lhe digo de todo o coração: queremos ver o bem em todos. Senhor!

Como identificar pessoas invejosas

  1. Torce contra. Pode não ser tão óbvio, porque se a pessoa se diz seu amigo, dificilmente ela vai dizer na sua cara que deseja o seu mal. ...
  2. Quer te superar em tudo. ...
  3. Imita coisas que você faz ou tem. ...
  4. Disputa atenção. ...
  5. Diminui suas conquistas.

Peçamos com fé que o amor e o poder de Jesus, nos afastem de toda a inveja. Trata-se de um sentimento tão destrutivo, maléfico e mesquinho, mas que infelizmente está presente nas relações entre as pessoas. Por isso, busquemos a elevação de nossa fé.

A inveja é um sentimento que pode ser corrosivo, já que a pessoa perde muita energia ao se centrar em ter o que é do outro, em viver a vida do outro. O invejoso sente extremo pesar pelo bem-estar e prosperidade de quem está à sua volta, e por isso deseja o infortúnio daquele que desperta sua inveja.

Inveja é um tipo de dor psicológica sentida quando, ao nos compararmos a outra(s) pessoa(s), avaliamos que nosso valor, nossa autoestima e nosso autorrespeito estão diminuídos. Inveja é a dolorosa observação daquilo que nos falta. Sentimos inveja quando outra pessoa tem características superiores às nossas.

Os ataques invejosos podem ser internalizados e destruir a autoestima, corroer o amor próprio, causar insegurança, medo, agressividade contra si mesmo e até depressão. A psicoterapia é uma ferramenta que pode ajudar a lidar com esses sentimentos gerados pela inveja.