Qual a virtude de amor?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

É a capacidade de amar e ser amado, de compartilhar, de proteger o outro e de cuidar da sua felicidade e integridade física e emocional.

A justiça é uma virtude ética que se pratica sempre em relação aos outros, sendo uma forma restrita de virtude ética, enquanto a virtude ética se compreende enquanto uma disposição irrestrita que pode ser realizada individualmente, tal como a coragem, a moderação e liberalidade.

Quando entrelaçadas, a fé, a esperança e a caridade podem ajudar a tornar-nos melhores discípulos de Jesus Cristo. Embora o livro de Morôni, no Livro de Mórmon, seja relativamente curto, com apenas dez capítulos, fornece muitos conselhos excelentes.

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico.

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

Aphrónêsis

Aphrónêsis é a mais elevada virtude da parte calculativa da alma racional, isto é, da razão prática. Ela é definida como a capacidade de deliberar bem, isto é, de calcular exatamente os meios necessários para alcançar um fim bom.

No âmbito da religião cristã, as virtudes são catalogadas como virtudes teologais, teológicas ou sobrenaturais como a fé, esperança e caridade e as virtudes cardeais, ou seja, a prudência, temperança, fortaleza e justiça.

A esperança, a virtude menor, mas a mais forte.

A virtude tem poder (ver Marcos 5:30). No Guia para Estudo das Escrituras, o “sacerdócio” é definido como “autoridade e poder concedidos por Deus ao homem para agir em todas as coisas relacionadas com a salvação” (D&C 50:26–27).

O Catecismo da Igreja Católica diz que virtude é uma disposição habitual e firme de fazer o bem. É bom recordar que as virtudes humanas podem ser agrupadas em torno de quatro: prudência, justiça, fortaleza e temperança.

As virtudes se configuram em qualidades e hábitos capazes de levar alguém à excelência, ou seja, ao que há de melhor na condição humana. Entre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.

Nós devemos chegar a uma fé viva. Na realidade, isto é o alicerce. O início da base, consiste antes de tudo, que cremos no perdão dos pecados. Essa é a introdução do principal, que está em uma vida maravilhosa e cheia de vitórias em Jesus Cristo.

Continue a leitura e entenda!

  1. Alimente-se da Palavra. “A é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.

A caridade tem como frutos a alegria, a paz e a misericórdia; ela exige a bondade e a correção fraterna; tem de ser desinteressada e liberal; é amizade e comunhão. Santo Agostinho disse que: “A finalidade de todas as nossas obras é o amor.

O Espírito Santo se torna presente em nós, fundamentando as virtudes teologais, que são três: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE.