Qual a vida útil de uma placa-mãe?

Perguntado por: ebrito5 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Vida útil de placa-mãe: 8 a 10 anos. Vida útil de processadores AMD: 14 a 20 anos. Vida útil de processadores Intel: 14 a 20 anos.

Como exemplo, um dado o processador AMD Ryzen, que teria uma estimativa vida útil de 10 anos pode ser estendida para quase 13 anos alternando apenas para nossa ferramenta.

O superaquecimento é um dos principais problemas que podem fazer com que a placa mãe queime, por isso é preciso evita-lo ao máximo. Só que, além do acúmulo de sujeira, existem outras causas para o superaquecimento.

Normalmente, é recomendado atualizar as placas gráficas de PC gamers a cada 2 a 4 anos. Esse mesmo período também pode ser usado como referência para a troca do processador.

Por quanto tempo uma CPU pode funcionar a 100%?
Seu computador pode funcionar com 100% de uso da CPU, desde que a temperatura permaneça sob controle. O superaquecimento como resultado do uso total pode ser prejudicial ao computador, mas ele ainda pode funcionar por boas 3 a 4 horas.

Por mais que ele seja ótimo para levar por aí, a troca de peças é um pouquinho mais complicada, sabe? Com isso, a vida útil de notebook, mesmo os que tenham configuração melhor, acaba sendo menor que um computador de mesa.

Ou seja: tudo depende do quanto você utiliza sua maquina. Se você usa com mais frequência, não tem problema deixar ele em “modo cochilo” e pelo menos uma vez na semana desliga-lo para dar aquele descanso merecido e ele ficar um pouco menos pesado.

Obviamente manter o PC ligado direto por longos períodos envolvem um maior gasto de energia elétrica, então se você está preocupado com o orçamento, essa não é uma boa ideia. Inclusive, mesmo após desligado, se o dispositivo continuar conectado a tomada, ele continuará gastando uma quantidade mínima de energia.

Assim, embora a AMD possa ser a melhor CPU em termos de potência geral, a linha de CPUs de 13ª geração da Intel oferece o melhor custo-benefício e é mais do que suficiente para a maioria dos usuários.

A AMD e a Intel oferecem os melhores processadores, mas vale lembrar que a Intel está lançando computadores a mais tempo do que a AMD.

Ryzen 5 5500U e Intel Core i5 são processadores intermediários de AMD e Intel para notebooks. Os dois modelos atingem velocidades na faixa de 4 GHz e oferecem GPUs integradas de boa performance para quem está de olho em um computador de bom custo-benefício.

Segure a tecla Windows e pressione R para abrir novamente o menu executar. Digite "dxdiag" sem aspas e pressione Enter para abrir a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX. Passo 2. A marca da fabricante e o modelo de sua placa aparecerão como "Fabricante do sistema" e "Modelo do sistema".

A maneira simples de verificar a PSU é conectá-la a um sistema em funcionamento e ligá-la. Se a PSU não funcionar, isso significa que a PSU está com problemas, não a placa-mãe. Caso esteja usando um notebook, você pode conectar o adaptador AC ao notebook e ligá-lo. Se ele funcionar, a placa-mãe está OK.

A Palit Microsystems informou na última quinta-feira, 29 de julho, que as placas de vídeo utilizadas em atividades de mineração de criptomoedas perdem aproximadamente 10% de seu poder de processamento original em um ano de prática.

Vida útil de memórias = 10 a 15 anos.

Entretanto, se por acaso está a utilizar outra aplicação pensada para levar o GPU ao limite (como é o mining de criptomoedas), também é boa notícia ver que a placa está a chegar aos 100%. É sinal que está a ter retorno no seu investimento.

Outro problema é a redução na vida útil do processador. Isso acontece porque ao aumentar a tensão na CPU e as velocidades do clock, o estresse na peça também será maior. Quanto mais ela operar ao máximo, mais esforço irá fazer, e consequentemente, o desgaste será maior.

Um sistema de refrigeração que não consegue manter o interior da máquina abaixo de 50 ºC pode causar problemas de desempenho no processador. Fazer overclocking do PC é outra razão pela qual muitos chips queimam. Forçar a CPU para atuar muito além da velocidade de clock padrão pode causar uma sobrecarga e inutilizá-la.

As velocidades do relógio do processador são medidas em gigahertz (GHz), com um número mais alto sendo equivalente a uma velocidade do relógio mais alta. Os processadores multi-core foram desenvolvidos para ajudar as CPUs a funcionar mais rápido, pois ficou mais difícil aumentar a velocidade do relógio do processador.