Qual a vida útil de uma lâmpada automotiva?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Lâmpadas comuns se desgastam com o tempo? Sim, o desgaste natural das lâmpadas halógenas altera a luminosidade que elas emitem e por isso é recomendado fazer uma troca preventiva a cada dois anos. No caso da tecnologia LED, não há desgaste e sua performance é a mesma durante toda sua vida útil, que é de mais de 8 anos.

15 anos

Durabilidade das lâmpadas LED
“A durabilidade do LED é de no mínimo 15 anos, enquanto as lâmpadas comuns têm durabilidade média de 3 anos”, explica. O especialista também esclarece a questão da manutenção: a nova tecnologia não precisa de cuidados especiais.

Eles têm uma vida útil impressionante até quatro vezes maior em comparação com as lâmpadas halógenas padrão e duram até 100.000 km (com uma quilometragem média anual de 14.259 km e 60% de luz acesa).

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira. Isto pode causar um leve curto-circuito que permite a passagem de uma pequena parte da corrente elétrica. Aqui devemos desmontar e limpar completamente o interruptor.

Conforme já enfatizamos, com a mudança recente na legislação de trânsito, o farol de LED apenas é permitido aos veículos que já vem com este sistema de iluminação de fábrica e/ou têm a indicação para uso deste sistema no manual do proprietário do automóvel.

Das lâmpadas compactas comumente encontradas em residências, as incandescentes são as que possuem menor duração prevista, com vida mediana em torno de 1.000 horas, as lâmpadas fluorescentes compactas têm vida mediana típica de 8.000 horas e lâmpadas em LED têm uma vida mediana típica de 25.000 horas.

A vida útil de uma lâmpada incandescente dura, em média, apenas 1.000 horas, além de produzir pouca luminosidade e gerar muito calor. Por sua vez, as fluorescentes são medianas e têm capacidade luminosa até 5 vezes maior que as incandescentes, durando de 10.000 a 15.000 horas.

Dentre os principais motivos para que isso aconteça está a oscilação dos níveis de tensão (abaixo ou acima do normal) na rede de alimentação, que pode ser por curto intervalo de tempo. Uma instalação incorreta também interfere na qualidade da iluminação.

lâmpadas de xénon

A maior quantidade de luz comparada às lâmpadas de xénon padrões assegura visivelmente melhor iluminação da superfície da via. Isto significa maior visibilidade e maior tempo para reação.

Lâmpadas de LED são melhores do que as de xênon? Verdade. O consumo de energia de lâmpadas de LED é menor do que as de xenon. Além disso, em geral elas possuem melhor performance com mais luz, duram mais e têm temperatura de cor maior, com luzes mais brancas.

O farol de led foi proibido? Até 2020, a troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led era permitida, desde que fosse seguido o protocolo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém desde 2021 o farol de led não é mais permitido.

H4 ou H7: qual o melhor? A eficiência luminosa é superior nos sistemas H7 do que nos sistemas H4, uma vez que os primeiros combinam duas lâmpadas.

Lâmpadas de farol halógenas de longa duração
As lâmpadas automotivas ULTRA LIFE da OSRAM são as favoritas no quesito durabilidade. Comparadas às lâmpadas halógenas standard, elas oferecem uma vida útil impressionante, até três vezes mais longa.

Contudo, como seu uso é restrito, então a melhor opção está nas lâmpadas Super Brancas, que ainda será mais econômica para o seu bolso. Mas, se a sua preocupação não for a potência, então escolha as lâmpadas de LED, que apesar de mais caras, possuem um consumo menor e uma vida útil muito maior.

Logo, a corrente que atravessa os circuitos, gera campos magnéticos que induzem uma pequena carga elétrica. Esse fenômeno mantém a lâmpada piscando desligada. Também é comum vermos essa situação em aparelhos no modo stand-by. Mesmo desligados, eles ainda consomem energia.

O que acontece quando a lâmpada de LED fica piscando? Na verdade, o diodo de LED deve perder o seu brilho gradualmente ao longo dessas 50 mil horas de uso. As lâmpadas e luminárias que costumam oferecer apenas 1 ano de garantia, por sua vez, podem perder esse brilho logo após 6 meses de utilização.