Qual a vida útil de um motor de arranque?

Perguntado por: zmota . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

A duração de um motor de arranque/partida é mensurada em partidas, tendo um ciclo mínimo médio esperado de 60.000 partidas podendo chegar até 150.000 partidas em aplicações de veículos mais modernos e atuais, graças ao avanço nas tecnologias deste componente, levando em consideração que um veículo passeio, roda em ...

As principais causas de defeitos no induzido são o uso constante do arranque ou quando o bendix fica preso ao volante, mas também pode ocorrer como consequência natural de desgaste. Os sinais são similares aos de defeito na escova, então é sempre importante verificar o conteúdo antes para confirmar.

Quais são os principais sinais de um motor de arranque com problemas?

  1. Falta de acionamento. O sinal mais comum de que há algo errado com o motor de arranque é quando você gira a chave e o carro não é acionado. ...
  2. Estalos. ...
  3. Barulho de moagem. ...
  4. Ruídos estranhos. ...
  5. Cheiro ou fumaça.

Não se deve, em hipótese alguma, lavar as peças do motor. O ideal é que utilize apenas um pano seco, só para retirar o excesso de sujeira; Busque um profissional especializado e competente na área, pois além da avaliação do motor, é preciso haja uma verificação do sistema elétrico do automóvel e da chave de ignição.

Se o carro não dá a partida é sinal que a ligação do motor de arranque é defeituosa, impedindo a conexão com a bateria automotiva. Leve o automóvel a um mecânico da sua confiança para saber porque o carro não liga. Quando o motor de arranque funciona mas não gira o motor, você deverá substituir o motor de partida.

O motor de arranque, também chamado de motor de partida, tem como principal função permitir que o motor dê início à combustão. Entretanto, é válido salientar que o motor de partida é uma peça elétrica, por isso ele se difere dos outros componentes mecânicos.

O motor de arranque é bastante durável e, em alguns casos, apenas uma boa limpeza ou a substituição de componentes baratos é o suficiente para resolver a falha. Essa manutenção costuma ser realizada de uma forma simples e rápida quando feita por uma oficina mecânica especializada em elétrica automotiva.

Quando você vira a chave de ignição do motor, é normal ouvir um zumbido por alguns instantes. Trata-se do acionamento da bomba de combustível, algo normal. No entanto, se o barulho for mais intenso, é indício de que a bomba está prestes a pifar, o que impediria o automóvel de seguir rodando.

Entre as principais causas estão os problemas no combustível, além de defeitos nas bobinas e nas velas de ignição.

Se ela for um problema no motor de arranque, o carro pode pegar no tranco. Entretanto, se o motorista deu partida, o arranque virou, virou até acabar a bateria e o motor não pegou aí não se deve, em hipótese alguma, tentar fazer o carro pegar no tranco.

uma das razões mais comuns pelas quais o painel do carro acende, mas o veículo não dá partida é que a bateria está fraca ou descarregada. se isso acontecer, você pode ouvir um clique quando virar a chave, mas o motor não vai ligar. nesse caso, a solução é carregar ou substituir a bateria.

Sente-se no carro, gire a chave e pise na embreagem. Em seguida, use a segunda marcha. Solte o freio de mão e deixe o automóvel rodar. Quando o carro chegar a 10 km/h, solte a embreagem e aperte o pedal do acelerador, girando a chave.

Se você quiser limpar o motor de arranque do seu carro, o ideal é usar uma escova embebida em gasolina, de modo que, além de ajudar a remover o carbono e remover mais facilmente a sujidade que se acumula no interior, então cada peça é bem lubrificada.

Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim. Se as falhas começaram repentinamente após abastecer em um posto desconhecido, suspeite do combustível.

Componentes do motor de partida

  • Mancais ;
  • Impulsor de partida ou bendix;
  • Induzido;
  • Bobina;
  • Suporte de escovas ou porta-escovas;
  • Solenóide, automático ou chave magnética;

O barulho do motor quando acelera
O ruído também pode ser conhecido como detonação ou grilo do motor. E muito se engana quem pensa que este barulho é provocado por um pino, como um de seus nomes sugere: não há pino nenhum no processo. Na verdade, é apenas um problema na pré-ignição do carro.

Diferentes famílias de motores de partida são fabricadas em versões 12 V, com potência de 0,8 kW a 5,5 kW, e em variantes de 24 V com potências entre 1,4 kW e 9 kW.