Qual a vida útil de um maracujazeiro?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O ciclo produtivo da cultura pode durar até três anos. Atualmente, os produtores têm optado pelo plantio de dois anos. Esta redução da vida útil da plantação decorre do fato de o maracujazeiro apresentar problemas fitossanitários com maior intensidade a partir do primeiro ano de existência.

A colheita é feita de 6 a 8 meses depois do plantio, pegando os frutos caídos no chão, ou amarelos presos na planta.

A poda de renovação normalmente é drástica, eliminando-se mais de 75% da massa vegetativa existente. Em geral, é feita com corte raso entre 40 e 60 cm abaixo do arame superior, tendo-se o cuidado de não ferir o ramo ou caule principal.

O pé de maracujá começa a produzir frutos cerca de um ano após o plantio.

O suprimento de água é muito importante para evitar que o terreno atinja o ponto de murcha permanente – baixo nível do teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo, atingindo um murchamento irreversível.

O maracujazeiro é uma planta trepadeira de fácil cultivo, que necessita de pleno sol e disponibilidade hídrica para se desenvolver. Em condições ideais, as árvores crescem até 6 metros por ano e geram frutos de seis meses a nove meses após o plantio. Os pomares comerciais podem produzir até duas safras ao ano.

Conforme resultados de pesquisas, você pode irrigar com 16,8 L de água por planta por dia (7,5 mm por dia), assim distribuído: Na fase inicial – Até aos 90 dias após o transplantio das mudas, o consumo médio diário de água é de 2,9 L por planta (1,3 mm por dia).

Colheita da fruta
Cada pé pode produzir até 2 quilogramas de maracujá.

Considerando uma produção média de 30 ton/ha, e um valor médio de R$ 1,45/kg para o mercado interno, resultará na receita bruta R$ 43.500,00/ha.

O fruto do maracujá murcho e a casca bem enrugada podem ser resultados de ataque de percevejo. Os insetos sugam a seiva e injetam uma toxina provocando esses sintomas. Com isso, a fruta não vai produzir e, provavelmente, vai cair sem deixar sementes.

primavera

A época mais apropriada para se fazer a poda do maracujazeiro é o início da primavera, quando existe disponibilidade de água no solo e a temperatura do ar já está aumentando. “Desta forma, a planta podada entra em brotação”, afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso CPT Produção de Maracujá.

Para aumentar a produtividade do maracujazeiro deve- se evitar o excesso de vegetação e de frutos porque são prejudiciais à qualidade da colheita. Assim, a poda visa estabelecer um equilíbrio evitando.

O espaçamento tradicional pode variar de 2,5 a 3 m entre linhas e de 4 a 5 m entre plantas.

• Colheita
A colheita é feita de 6 a 8 meses depois do plantio, pegando os frutos caídos no chão, ou amarelos presos na planta.

A montagem de abrigo de abelhas e a disponibilização de ni- nhos-armadilha são estratégias importantes para atrair mamangavas para as áreas de cultivo de maracujá-amarelo.