Qual a vida útil de um cano de PVC?

Perguntado por: lmarques . Última atualização: 19 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

60 anos

Qual o ciclo de vida útil do PVC? O ciclo de vida útil dos produtos de PVC utilizados em construções é longo: ele tem durabilidade média de 60 anos, segundo o Instituto Brasileiro do PVC. Ainda de acordo com o instituto, alguns produtos podem chegar a 100 anos de uso, se limpos e conservados de maneira adequada.

O tempo de duração varia entre 12 e 18 anos; Tubos plásticos: geralmente utilizados em construções, os canos de PVC têm uma elevada resistência à corrosão, pois acumula poucos detritos devido a sua flexibilidade. Podem chegar a durar até 45 anos com a manutenção devida.

Os tubos metálicos são bem fortes e possuem um material capaz de durar de 12 a 18 anos sem apresentar falhas.

CPVC

No entanto, quando uma aplicação requer a resistência química de um PVC ou CPVC, com condições exigentes de temperatura e pressão, o CPVC é a opção confiável.

Ambas as avaliações demonstram que a tubulação de CPVC é extremamente resistente à maioria dos produtos químicos corrosivos. Isso significa que o CPVC pode lidar com sais, cáusticos e ácidos melhor do que metal e outros termoplásticos.

Como falamos, a soda é um material corrosivo. Enquanto ela não tem força o suficiente para corroer os canos, ela consegue amolecer o material e danificar toda a estrutura. Pode ser que você consiga sim desentupir o cano, porém, pode acabar amolecendo o PVC e prejudicando toda a estrutura.

A Casan orienta a população a proteger tubulações que não estejam enterradas e equipamentos descobertos. A cobertura pode ser feita com papelão, jornais, plásticos ou lonas, minimizando assim a probabilidade de congelamento.

Os canos de PVC são os mais usados para encanamento do esgoto, porque oferecem diversas vantagens. Uma delas é o fato de serem mais leves, o que facilita o manuseio na obra e permite que o tubo seja mais longo, evitando emendas - uma das principais causas de vazamentos, se realizadas inadequadamente.

PVC. O PVC (Policloreto de Vinila) são tubos e conexões para a condução de água fria, com temperatura de trabalho a 20ºC. É o material mais utilizado nas instalações hidráulicas residenciais.

Fornecida em rolos, pode ser cortada de acordo com a necessidade, evitando desperdícios. Possui vida útil de 50 anos.

Suporta pressão de serviços de até 750kPa, aproximadamente 7,5kgf/cm² (75 m.c.a.), à temperatura de 20ºC, sendo 4,0 kgf/cm² para pressão estática e 2,0 kgf/cm² para eventuais sobre pressões, com uma variação de temperatura em função da pressão (no máximo 45ºC).

VIDA ÚTIL. O produto apresenta grande resistência química e à corrosão, o que torna sua vida útil bastante elevada. Se forem corretamente especificados e executados, os tubos PEX têm capacidade de manter suas características por mais de 50 anos.

Os tubos e conexões da cor marrom são parte da Linha Soldável, utilizados em instalações permanentes e embutidas, conduzindo água fria em residências, indústrias e comércio. Seguindo as normas brasileiras, as peças são na cor marrom, e os de cor azul são da Linha Soldável com bucha de latão.

Tubo de PVC para água quente
Apesar de suas vantagens, o tubo de PVC não é adequado para água quente, já que ele suporta no máximo 25 graus Celsius. Há, no entanto, um material chamado policloreto de vinila clorado (CPVC), que suporta temperaturas de até 80 graus e é tão prático quanto o PVC.

Os canos são exclusivamente usados na condução de fluidos. Por ser, na prática, um vaso de pressão, o que importa é a capacidade de vazão, portanto, o diâmetro interno. Diferentemente do tubo, o cano tem diâmetro interno fixo e o diâmetro externo é medido pelo aumento da estrutura da parede.

O PVC (Policloreto de Vinila) são tubos e conexões para a condução de água fria, com temperatura de trabalho a 20ºC. Ele é um dos materiais mais utilizados na fabricação de tubos e conexões residenciais e não pode ser usado para conduzir água quente. Existem dois tipos de tubos de PVC: o PVC Soldável e o PVC Roscável.